segunda-feira, 15 de maio de 2017

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - 6º ANO



Objetivo: compreender a diversidade religiosa do mundo, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
Compreender a existência do Sagrado Feminino na diversidade religiosa.
Conhecer diferentes organizações místico-filosóficas.
Conteúdo: organizações religiosas do mundo.
O sagrado feminino.
Organizações místico-filosóficas.
Critérios de ensino-aprendizagem: relaciona e compreende as diferentes formas de organizações religiosas presentes no mundo.
Descreve e compreende o sagrado feminino na diversidade religiosa.
Reconhece diferentes organizações místico-filosóficas.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE[1]

1.    Pedir aos alunos que desenhem, em meia folha sulfite, uma bruxa. Os desenhos devem ser colados em uma cartaz ou no quadro da sala. Depois disso, apresentar a série fotográfica “Women of Power”, que mostra as bruxas modernas da Polônia. Permitir que os alunos façam suas observações.

2.    Propor uma pesquisa sobre as mulheres em diferentes religiões ao redor do mundo, iniciando pelas religiões pesquisadas no conteúdo Lugares Sagrados.

3.    Algumas mulheres tiveram uma importância muito grande na religião e, consequentemente na história. Pesquisar mulheres que tiveram essa importância como Joana D’Arc. Mostrar aos alunos que, algumas dessas pessoas serviram de inspiração para a criação de ordens místico-filosófica, como a “Ordem Sagrada das filhas de Joana D’Arc”. A partir daí pesquisar outras ordens místico-filosóficas e/ou sociedades secretas.


[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário