domingo, 8 de fevereiro de 2015

PRIMEIRO DIA DE AULA

O primeiro dia de aula é sempre um desafio ímpar. Para quem trabalha com o Ensino Fundamental I então, pode ser muito difícil, principalmente para as crianças do primeiro ano (que acabaram de sair do CMEI). Pensando nisso, as atividades devem ser bastante lúdicas e envolver brincadeiras. Aí vem o desafio dos professores de Ensino Religioso. O professor regente e o de educação física já fizeram isso. Então, resolvi separar algumas dicas de atividades para esse momento, a princípio elas podem parecer bobinhas e não ter muito a ver com o conteúdo, mas podem abrir caminhos para o desenvolvimento dos conteúdos propostos e nos levam a conhecer um pouco melhor as crianças,





Para as crianças de segundo e terceiro ano (que já tiveram a experiência do Ensino Religioso ou não), fia um pouco mais fácil. Afinal, já estão inseridos no contexto escolar e acostumados com a rotina da troca constante de professores. Mas, nunca é demais lembrá-los de que o objetivo principal do Ensino Religioso é o respeito entre as pessoas de religiões e culturas diferentes. Portanto, iniciar com uma atividade sobre respeito sempre é legal.


Quartos e quintos anos já tem bastante experiência com o Ensino Religioso, com a interpretação de texto e com a convivência em grupo, assim podemos exigir um pouco mais deles. Como os conteúdos referentes a alteridade e identidade estão presentes nos cinco anos do Ensino Fundamental, nunca é demais falar sobre o assunto.








6 comentários:

  1. Adorei as atividades das primeiras semanas. Na atividade de pintar o arco-iris após uma roda de conversa coloquei para eles ouvirem a música QUEM PINTOU O ARCO IRIS DA ROSE GRECa do CD GENTE CRIANÇA.Como complemento na sequência fizemos a atividade sugerida. Obrigada seu blog é completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho Malu! Fico muito feliz em saber que as atividades têm sido aplicadas com outros pequenos. <3

      Excluir
  2. estou fazendo magistério,estas atividade seu posso dar a partir de que ano ?

    ResponderExcluir
  3. estou fazendo magistério estas atividade eu posso dar a partir de que ano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Na verdade a aplicação dessas atividades depende muito do desenvolvimento das crianças. Eu, particularmente, utilizo da forma como está descrito no texto que acompanha as imagens.
      A partir do primeiro ano: "Vaso com flores", "Minha preferência" "Pintando arco-íris"e "Meu primeiro dia de aula"
      A partir do segundo ano: "Respeito"
      As demais atividades para o ciclo II, ou seja, quartos e quintos anos.

      Excluir
  4. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir