segunda-feira, 15 de maio de 2017

LUGARES SAGRADOS - 3º ANO



Objetivo: Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no Brasil.
Conteúdo: Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos).
Critérios de ensino-aprendizagem: Identifica os lugares sagrados existentes no Brasil.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES[1]:

1.    Apresentar imagens de diferentes lugares sagrados e seculares, contemplando as quatro matrizes, e de lugares não sagrados. Sem identifica-los, apenas mostrar as figuras e/ou fotografias.

2.    Distribuir as imagens, uma para cada criança e, no quadro negro ou em um cartaz próprio, desenhar duas colunas: SAGRADO e SECULAR. Explicar o conceito de cada um. Pedir que cada criança coloque a imagem recebida na coluna correspondente, auxiliar se e quando necessário. Escrever o nome da organização a que a imagem pertence ou o nome do lugar.




SAGRADO
SECULAR
















































3.    Passar o vídeo, disponível no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=YWtwkVTMzLU), “A lenda do monte Pascoal”[2] Explicar para as crianças que, devido ao fato que aconteceu neste monte ele se tornou um lugar sagrado para aquela comunidade.

4.    A partir da história, realizar uma roda de conversa para que as crianças digam “O que torna um lugar sagrado”? Pode-se pedir que as crianças escrevam suas respostas em uma folha sulfite e ilustrem com um lugar que é sagrado para elas. As folhas podem ser reunidas em um livro de lugares sagrados da turma.



[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] "Esse filme ajudará no fortalecimento dos Pataxós, tanto por retratar alguns momentos ritualísticos, como por ajudar na divulgação de nossa cultura".               Índio Tonon

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