segunda-feira, 15 de maio de 2017

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - 4º ANO



Objetivo: Reconhecer o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas.
Conteúdo: atuações de homens e mulheres nas organizações religiosas.
Estrutura hierárquica (liderança religiosa/personalidade)
Critérios de ensino-aprendizagem: reconhece e identifica o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das organizações religiosas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]

1.    Assistir a dois vídeos sobre o papel da mulher em diferentes organizações religiosas (disponíveis no youtube)[2]. Fazer uma roda de conversa sobre os dois vídeos. Neste momento as crianças devem ser estimuladas a falar sobre as suas experiências, ou seja, se frequentam alguma religião, deixar que falem sobre como são as mulheres que a frequentam, se existe alguma regra com relação à vestimenta, lugar de sentar dentro do templo, papel que desempenha nos momentos de reunião, etc.

2.    Fazer a leitura de um trecho do livro “Malala” ou outro que conte a história de uma mulher forte ligada à religião. Pedir que as crianças pesquisem, com sua família e/ou conhecidos que frequentam alguma organização religiosa como se dividem os papéis de homens e mulheres dentro da organização.

3.    Nesse conteúdo pode-se fazer um paralelo com a sociedade em que a criança se encontra inserida questionando-as se na escola, na família, etc. existem diferenças no trabalho de homens e mulheres. Trazer imagens e textos que mostrem mulheres como líderes religiosas (mãe menininha, monja Kohen, etc.) e em diferentes profissões e posições na política (mulheres bombeiras, policiais, chefes de Estado, etc.).

4.    Pesquisar a história de mulheres que foram líderes religiosas e, ganharam certo destaque, trazendo benefícios para sua organização religiosa e para a sociedade. Produzir textos sobre elas e agrupá-los em um livro da turma.



[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=vMFA9Hk8E8c


SINOPSE DO LIVRO: MALALA – A MENINA QUE QUERIA IR PRA ESCOLA[1]

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas.
Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar.
Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.
A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.




[1] Texto extraído da página: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41133
[2] Texto retirado do site: http://www.conclaverosadosventos.com.br/cultura/quatro-cantaros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário