segunda-feira, 15 de maio de 2017

LUGARES SAGRADOS - 1º ANO



Objetivo: Conhecer alguns lugares sagrados existentes no contexto em que vive.
Conteúdo: Lugares Sagrados (naturais e construídos) da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Critérios de ensino-aprendizagem: Aponta alguns lugares sagrados existentes no contexto em que vive.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES[1]:

1.    Organizar as crianças em círculo para uma “roda de conversa”, nesta roda a professora (professor) deverá perguntar às crianças o que é um lugar. As respostas podem ser anotadas em um cartaz, forma de lista para afixar na parede da sala.

2.    A partir das respostas das crianças explorar o conceito de lugar, explicando que há lugares que possuem um “significado especial” para algumas pessoas e, por esta razão são considerados “lugares sagrados”. Pode-se abrir um espaço para que as crianças falem quais lugares são especiais para elas. Neste momento a professora (professor) pode mostrar imagens de lugares sagrados que ficam próximos à escola, perguntando se as crianças os conhecem.

3.    Pedir, através de bilhete na agenda, que as famílias enviem imagens de lugares sagrados que frequentam e/ou possuem em casa (como altares domésticos). As crianças podem mostrar a imagem para a turma e falar sobre este lugar. A partir destas imagens pode-se pedir que as crianças façam desenhos, baseados nelas, de lugares sagrados para compor um cartaz. Obs.: para aqueles alunos que não trouxerem, a professora (professor) pode trazer imagens de lugares sagrados de matrizes que não foram contempladas no material trazido, garantindo a abordagem plural do Ensino Religioso.

4.    Realizar a leitura do livro “Onde está Deus?” (Victor Kelleher e Elise Hurst – editora FTD)[2]. Neste livro o menino Pedro faz uma viagem por templos e lugares Sagrados em busca da morada de Deus. As imagens mostram diferentes lugares e podem ser exploradas durante a leitura e em conversas com as crianças.

Resultado de imagem para onde está deus victor kelleher

[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] O livro se encontra disponível para empréstimo em bibliotecas escolas e faróis do saber (http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=126&acao=lista_acervo&autor=&titulo=onde+est%E1+deus&bairro=&palavra_chave=&pagina=0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário