terƧa-feira, 23 de maio de 2017

Semana Mundial do Brincar 2017: O Brincar que Encanta o Tempo1
Vem aĆ­ mais uma Semana Mundial do Brincar (SMB). Chegou a hora de sensibilizar e mobilizar famĆ­lias, educadores e adultos de todas as idades para um perĆ­odo especial com as crianƧas. Neste ano, a SMB acontece entre os dias 21 e 28 de maio e o tema escolhido para inspirar a programaĆ§Ć£o Ć© “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infĆ¢ncia e acompanha a sequencia da vida com imaginaĆ§Ć£o, fantasia e experiĆŖncias fĆ­sicas e anĆ­micas.
Se em 2016, a SMB tratou do espaƧo, do lugar, com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”, agora avanƧamos para o tempo, para que acumulemos conhecimento e reflexƵes essenciais nesse contĆ­nuo tempo-espaƧo, que pode e deve ser encantado na infĆ¢ncia. A SMB propƵe, por trĆ”s de toda a programaĆ§Ć£o, que nos atentemos Ć s pressƵes que muitas vezes recaem sobre a crianƧa – a correria do dia a dia, o que Ć© imposto – e que acaba atropelando seu desenvolvimento individual e Ćŗnico.
O tempo de brincar Ć© o tempo da convivĆŖncia, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo, juntos, na convivĆŖncia diĆ”ria e movimentada da vida. E o ritmo torna o tempo saudĆ”vel. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza. Vem com a gente, a SMB 2017 estĆ” imperdĆ­vel!
Como a SMB funciona
A Semana Ć© uma iniciativa da AlianƧa que acontece desde 2009 e estĆ” atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, com uma grande mobilizaĆ§Ć£o social de voluntĆ”rios, poder pĆŗblico e outros atores relacionados Ć 
1 http://aliancapelainfancia.org.br/inspiracoes/semana-mundial-do-brincar-2017-o-brincar-que-encanta-o-tempo/
infĆ¢ncia em todo o paĆ­s. Neste ano, o evento espera contar mais uma vez com uma programaĆ§Ć£o diversificada nos nĆŗcleos da AlianƧa espalhados em diversos estados brasileiros, parceiros da iniciativa, como o Sesc, organizaƧƵes sociais, escolas e prefeituras e quem mais tiver o interesse em promover uma aĆ§Ć£o sobre o tema em seus locais de convivĆŖncia.
A SMB acontecerĆ” em espaƧos pĆŗblicos e privados, escolas, museus, ruas, praƧas, parques e outros. Onde existe espaƧo para crianƧas, adultos e brincadeiras Ć© um possĆ­vel lugar para a SMB. E reforƧamos: a proposta Ć© para todos e qualquer um pode participar promovendo aƧƵes ou prestigiando eventos em sua cidade. A AlianƧa pela InfĆ¢ncia oferece todo o suporte de preparaĆ§Ć£o com instruƧƵes e material de comunicaĆ§Ć£o para divulgaĆ§Ć£o.
As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, sĆ£o brincadeiras em espaƧo aberto, com mĆŗsica, arte, teatro, danƧa, circo, leitura, contaĆ§Ć£o de histĆ³rias, manifestaƧƵes culturais tradicionais e outras aƧƵes livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos. Estamos falando, especialmente, do brincar livre, com brinquedos nĆ£o estruturados, para que as crianƧas se envolvam e se encantem durante o tempo das brincadeiras.
Sobre a AlianƧa
A AlianƧa pela InfĆ¢ncia Ć© um movimento, que atua em rede, com seus nĆŗcleos e com a sociedade civil organizada, cujo compromisso Ć© inspirar, articular, sensibilizar e mobilizar as pessoas em torno das causas da infĆ¢ncia. Na Semana Mundial do Brincar seu papel Ć© de articular parcerias, pautar as discussƵes e atividades e dar estĆ­mulos conceituais e de conteĆŗdo para que organizaƧƵes, gestĆ£o pĆŗblica e pessoas possam desenvolver atividades de brincar em todo o Brasil nesse perĆ­odo, de modo que estas se tornem tambĆ©m mais frequentes ao longo do ano.
Para saber mais acompanhe nosso site, pƔgina no Facebook e acesse tambƩm o Guia para a Semana Mundial do Brincar do ano passado. Fique de olho, mais
sobre o tem do ano e todas as informaƧƵes e programaĆ§Ć£o ficarĆ£o disponĆ­veis nesses canais de comunicaĆ§Ć£o!


SUGESTƕES DE BRINCADEIRAS PARA FAZER NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO
 
1Āŗ ANO

Jogo das matrizes:
Dividir as crianƧas em cinco grupos:
1. Pegadores
2. Letra A (de matriz africana)
3. Letra I (de matriz indĆ­gena)
4. Letra de C (de matriz ocidental)
5. Letra R (de matriz oriental)
Fazer 4 cƭrculos grandes, com giz, no pƔtio e escrever as letras dentro (um cƭrculo para cada matriz). Ao sinal da professora as crianƧas (com as letras) devem correr se misturando. Os pegadores devem pegar as crianƧas e coloca-las dentro do cƭrculo correspondente.
Materiais necessƔrios:
Giz
PapĆ©is com as letras (de acordo com o nĆŗmero de crianƧas)
Fita crepe para prender os papƩis na blusa das crianƧas
TNT vermelho para identificar os pegadores (pode-se amarrar como faixa na cabeƧa ou no braƧo)

2Āŗ ANO

Jogo dos alimentos sagrados:
Vendar os olhos das crianƧas e, de acordo com os alimentos que foram ou serĆ£o trabalhados no conteĆŗdo “alimentos sagrados”, colocar um pouco do alimento na boca das crianƧas para que elas adivinhem o que Ć©.
SugestƵes de alimentos:
PĆ£o (ocidental)
Leite (oriental)
Milho (indĆ­gena)
Pipoca (africana)
A professora pode colocar diferentes alimentos de acordo com suas possibilidades e com o trabalho que vem sendo realizado.

3Āŗ ANO

Adivinhe o Lugar!
O jogo estƔ disponƭvel online na pƔgina de Ensino Religioso. Para visualizar e jogar acesse o link: http://multimidia.educacao.curitiba.pr.gov.br/2017/5/pdf/00136947.pdf

4Āŗ ANO

Bonecas de vestir:
A partir dos bonecos, desenhos a seguir, propor que as crianƧas criem roupas para vesti-los de acordo com as organizaƧƵes religiosas trabalhadas pela professora em sala.



5Āŗ ANO

Bingo dos animais sagrados:
CARTELAS DO BINGO DOS ANIMAIS




LISTA DE LINKS PARA OS SONS DOS ANIMAIS
som de baleia https://www.youtube.com/watch?v=8F4OOCAbmg0
som de cachorro: https://www.youtube.com/watch?v=2iQCuXMiRFk
som de leĆ£o: https://www.youtube.com/watch?v=zseqWt017s8
som de porco: https://www.youtube.com/watch?v=UhcYVxoaghk
som de macaco: https://www.youtube.com/watch?v=leNAdZAvIQg
som de vaca: https://www.youtube.com/watch?v=Go0VH5stWlM
som de elefante: https://www.youtube.com/watch?v=fomV39nFy0c
som de galinha: https://www.youtube.com/watch?v=7vIztf3xaeg
som de sapo: https://www.youtube.com/watch?v=VyE677-YnMk
som de gato: https://www.youtube.com/watch?v=VBi0SIaS1Bw
som de cavalo: https://www.youtube.com/watch?v=t8ShoHavZGs
som de ovelha: https://www.youtube.com/watch?v=fJPsi5DvmeE
som de coruja: https://www.youtube.com/watch?v=-J0ACE3oMuY
som de abelha: https://www.youtube.com/watch?v=d2BIf443joI
som de pato: https://www.youtube.com/watch?v=LuOnWP_2Q0o
som de lobo: https://www.youtube.com/watch?v=syuDvApquX8
som de jacarƩ: https://www.youtube.com/watch?v=OknZE3Q-u_c
Animais variados: https://www.youtube.com/watch?v=MiKaj38uAp8


Essas propostas sĆ£o uma sugestĆ£o para o trabalho nessa semana ou em qualquer momento do planejamento de acordo com as atividades desenvolvidas pelos professores de Ensino Religioso.

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio