terça-feira, 23 de maio de 2017

ALIMENTOS SAGRADOS - SEGUNDO ANO



2º ANO

Objetivo: Reconhecer a existência dos alimentos sagrados nas organizações religiosas.
Conteúdo: Alimentos sagrados.
Critérios de ensino-aprendizagem: Reconhece alguns alimentos sagrados das organizações religiosas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES[1]:

1.    Assistir ao comercial de guaraná, que tem o música da pipoca.[2] Fazer uma roda de conversa sobre a função do comercial. Se possível trazer pipoca para degustação. Na roda de conversa perguntar “pipoca te lembra o quê?” A partir das respostas ressaltar que para algumas pessoas, que seguem religiões de matriz africana como a Umbanda e o Candomblé, a pipoca lembra um orixá e que a pipoca é um alimento sagrado, ou seja muito especial, para essas pessoas.
2.    Trazer outros exemplos de alimentos sagrados de diferentes organizações religiosas contemplando as 4 matrizes.
3.    Contar a história de cada alimento e o porquê de ele ser considerado sagrado para aquela organização.
4.    Fazer uma “feira de degustação” de alimentos sagrados, nessa feira as crianças poderão apresentar aos colegas ou às famílias o alimento, seu significado e a que organização pertence e depois todos degustarem juntos.
5.    Pedir que as famílias enviem para a escola receitas de alimentos especiais (aqueles que são feitos somente em ocasiões específicas ou que tem um significado, uma lembrança especial para a família) e construir um “Livro de receitas especiais” colocando o nome da criança e o motivo de ser especial ao final da receita.


[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] https://www.youtube.com/watch?v=Sk48VxcjIyw


Nenhum comentário:

Postar um comentário