segunda-feira, 20 de junho de 2016

PLANOS DE AULA DA EQUIPE EJA BOA VISTA - PARTE VII



Professora articuladora: Clarinda Maria Sandri
Esc Mun CEI Bela Vista do Paraíso
Objetivos:Conhecer a função e a importância dos mitos.
Conteúdo:Linguagens sagradas: Mitos.
Metodologia

Mobilização para o conhecimento: Ouvir, cantar e dançar em roda a música CANÇÃO DO ÍNDIO – SOMOS UM POVO (A música fala de algumas tribos indígenas e cita o trabalho dos índios com a terra e acima de tudo o respeito para com ela. Realizar uma discussão a respeito do que eles sabem sobre os indígenas.

Construção do conhecimento: Conversar com os alunos a respeito dos costumes, habitação indígena antiga e atual, relembrar sobre como eles viviam antes da chegada dos portugueses e como eles vivem agora, contando a evolução pela qual os indígenas passaram, mostrar um texto explicando sobre as organizações indígenas,que fala entre outras coisas que a criação do mundo, a origem da tribo é explicada por meio de mitos. Passar um vídeo sobre o ritual da Tucandeira, da Tribo Sateré Mawé, mostrar imagens e explicar o ritual do kuarup. Contar o mito CATARATAS DO IGUAÇU.
Elaboração da síntese: A partir do mito contado, investigar se os alunos conhecem este lugar, perguntar se eles entenderam a história e discutir a respeito do assunto. Explicar aos alunos que como este mito existem muitos outros que explicam a origem das coisas. Então entregar aos alunos o texto com o mito: Cataratas do Iguaçu, dividir com eles em partes, colar em folhas de papel sulfite e montar um livrinho e desenhar as partes do mito.
Critérios de avaliação: Reconhecer a função dos mitos  sagrados orais, identificando a sua importância.

Conversando sobre: Os mitos explicam a criação do mundo, a origem das coisas, dão orientações acerca da doutrina a ser seguida pelos adeptos da religião.
Ampliando a atividade: A partir desta atividade pode–se aprofundar sobre os rituais destas organizações religiosas.
Aprofundando o conteúdo: Pode-se tentar um contato com alguma tribo vizinha e fazer uma entrevista com algum membro  desta ou tentar informações com outras pessoas a respeito da vida e religião dos indígenas. Ensaiar com os alunos a canção do índio e apresentar.

Um comentário: