Professora
articuladora: Clarinda Maria Sandri
Esc Mun CEI Bela Vista do Paraíso
Objetivos:Conhecer
a função e a importância dos mitos.
Conteúdo:Linguagens
sagradas: Mitos.
Metodologia
Mobilização para o conhecimento: Ouvir, cantar e dançar em roda a música CANÇÃO DO ÍNDIO – SOMOS UM POVO (A música fala de algumas tribos indígenas e cita o trabalho dos índios com a terra e acima de tudo o respeito para com ela. Realizar uma discussão a respeito do que eles sabem sobre os indígenas.
Construção
do conhecimento: Conversar com os alunos a respeito dos
costumes, habitação indígena antiga e atual, relembrar sobre como eles viviam
antes da chegada dos portugueses e como eles vivem agora, contando a evolução
pela qual os indígenas passaram, mostrar um texto explicando sobre as
organizações indígenas,que fala entre outras coisas que a criação do mundo, a
origem da tribo é explicada por meio de mitos. Passar um vídeo sobre o ritual
da Tucandeira, da Tribo Sateré Mawé, mostrar imagens e explicar o ritual do
kuarup. Contar o mito CATARATAS DO IGUAÇU.
Elaboração
da síntese: A partir do mito contado, investigar se os
alunos conhecem este lugar, perguntar se eles entenderam a história e discutir
a respeito do assunto. Explicar aos alunos que como este mito existem muitos
outros que explicam a origem das coisas. Então entregar aos alunos o texto com
o mito: Cataratas do Iguaçu, dividir com eles em partes, colar em folhas de
papel sulfite e montar um livrinho e desenhar as partes do mito.
Critérios
de avaliação: Reconhecer a função dos mitos sagrados orais, identificando a sua
importância.
Conversando
sobre: Os mitos explicam a criação do mundo, a origem das
coisas, dão orientações acerca da doutrina a ser seguida pelos adeptos da
religião.
Ampliando
a atividade: A partir desta atividade pode–se aprofundar
sobre os rituais destas organizações religiosas.
Aprofundando
o conteúdo: Pode-se tentar um contato com alguma tribo
vizinha e fazer uma entrevista com algum membro desta ou tentar informações com outras pessoas
a respeito da vida e religião dos indígenas. Ensaiar com os alunos a canção do
índio e apresentar.
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