sexta-feira, 10 de junho de 2016

CONTEÚDOS DE ENSINO RELIGIOSO - RITOS E RITUAIS

Rito é uma palavra com origem no termo latim ritus. Trata-se de um costume ou de uma cerimônia que se repete de forma invariável de acordo com um conjunto de normas previamente estabelecidas. Os ritos são simbólicos e tendem a expressar o conteúdo de algum mito.
A celebração dos ritos toma o nome de ritual e pode ser bastante variada. Alguns rituais são festivos, ao passo que outros têm lugar de forma solene. Os rituais são levados a cabo de acordo com a tradição e podem ser dirigidos por algum tipo de autoridade (no caso do catolicismo, os rituais são liderados pelos sacerdotes).

Os ritos variam consoante a sociedade ou a cultura, apesar de se basearem em certas questões comuns a toda a humanidade. Um exemplo deste são os ritos funerários, que se desenvolvem em jeito de despedida do falecido e, em certos casos, para o preparar para a próxima vida ou para a reencarnação.
Nas sociedades ocidentais, o rito funerário inclui o velório (um ato privado onde os familiares e os amigos do defunto se despedem dele em corpo presente) e o funeral (a sepultura, a cremação ou o embalsamamento do cadáver).
Outros ritos populares estão relacionados com a purificação (como o batismo), o sangue (os sacrifícios), a consagração (a investidura sacerdotal ou dos reis), o agradecimento (a gratidão) ou o perdão.
Existem ritos, por outro lado, dedicados à passagem de uma etapa para outra (da puberdade para a idade adulta, do estado de solteiro para o casamento). Também há ritos de iniciação, que estão relacionados com a introdução a certos mistérios ou a práticas ocultas para os não iniciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário