segunda-feira, 20 de junho de 2016

PLANOS DE AULA DA EQUIPE EJA BOA VISTA - PARTE VIII



Escola Municipal Araucária
Professoras: Elisabete de Fátima Cordeiro da Silva
                           Jocimara Pinos Ferraz
EJA –
Objetivos: Conhecer a função e a importância das organizações religiosas.
Conteúdo: Comunidade e espaços de vivência e referência; organizações religiosas do Brasil e  estrutura hierárquica.
Metodologia

Mobilização para o conhecimento: Dinâmica: Virar pelo Avesso.
Objetivo: Despertar o grupo para a importância da organização.
Pedir aos estudantes que formem um círculo, todos de mãos dadas e virados para fora, de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos. O grupo deverá buscar alternativas para que todos consigam virar para o centro do círculo. Depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a formação inicial. Após a realização da dinâmica realizar uma roda de conversas com as seguintes análises:  O que viram? Como se sentiram? Foi fácil encontrar a saída? Alguém desanimou? O grupo realizou a dinâmica com sucesso porque cada integrante agiu individualmente ou tiveram que se organizar e trabalhar em equipe? O que isto tem a ver com o nosso dia a dia?Nossa sociedade precisa ser transformada? O que podemos fazer?

 

 

 

 

Construção do conhecimento: Realizar a apresentação em Data Show de várias organizações religiosas e seus líderes, sua importância e influência em nossa sociedade.
Elaboração da síntese: Após a apresentação e discussão sobre o tema abordado, levando em consideração o respeito e a convivência com pessoas de diferentes religiões, os estudantes deverão representar através de desenhos, palavras, frases, textos ou recorte e colagem o que significa o “Sagrado” para eles.
Critérios de avaliação: Reconhece a função e a importância  das organizações religiosas e sua vivência dentro delas.

Conversando sobre: Organização Religiosa é uma associação ou instituição ligada aos assuntos religiosos. Pode também ser chamada de sistema religioso, religião ou igreja institucionalizada, religião ou igreja jurídico.
Ampliando a atividade: A partir desta atividade é possível dar início ao estudo sobre a atuação de homens e mulheres e o sagrado feminino.
Aprofundando o conteúdo: Pode-se trazer aos alunos a possibilidade de conhecer melhor as religiões, suas semelhanças e diferenças, seus templos e líderes religiosos na história mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário