Escola Municipal Araucária
Professoras: Elisabete de Fátima Cordeiro da
Silva
Jocimara Pinos Ferraz
EJA –
Objetivos: Conhecer a função e
a importância das organizações religiosas.
Conteúdo: Comunidade
e espaços de vivência e referência; organizações religiosas do Brasil e estrutura hierárquica.
Metodologia
Mobilização
para o conhecimento: Dinâmica: Virar pelo Avesso.
Objetivo: Despertar o grupo para a importância da organização.
Pedir aos estudantes que formem um círculo, todos de mãos dadas e virados para
fora, de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos. O grupo deverá
buscar alternativas para que todos consigam virar para o centro do círculo.
Depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a
formação inicial. Após a realização da dinâmica realizar uma roda de conversas
com as seguintes análises: O que viram?
Como se sentiram? Foi fácil encontrar a saída? Alguém desanimou? O grupo
realizou a dinâmica com sucesso porque cada integrante agiu individualmente ou
tiveram que se organizar e trabalhar em equipe? O que isto tem a ver com o
nosso dia a dia?Nossa sociedade precisa ser transformada? O que podemos fazer?
Construção do conhecimento: Realizar
a apresentação em Data Show de várias organizações religiosas e seus líderes,
sua importância e influência em nossa sociedade.
Elaboração da síntese: Após
a apresentação e discussão sobre o tema abordado, levando em consideração o
respeito e a convivência com pessoas de diferentes religiões, os estudantes
deverão representar através de desenhos, palavras, frases, textos ou recorte e
colagem o que significa o “Sagrado” para eles.
Critérios de avaliação: Reconhece
a função e a importância das
organizações religiosas e sua vivência dentro delas.
Conversando sobre: Organização
Religiosa é uma associação ou instituição ligada aos assuntos religiosos. Pode
também ser chamada de sistema religioso, religião ou igreja institucionalizada,
religião ou igreja jurídico.
Ampliando a atividade: A
partir desta atividade é possível dar início ao estudo sobre a atuação de
homens e mulheres e o sagrado feminino.
Aprofundando o conteúdo: Pode-se
trazer aos alunos a possibilidade de conhecer melhor as religiões, suas
semelhanças e diferenças, seus templos e líderes religiosos na história
mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário