terça-feira, 5 de janeiro de 2016

HOJE É DIA DE EKADASI, MAS O QUE É ISSO?

O QUE É EKADASI?



Ekadasi (literalmente, “o décimo primeiro dia”) refere-se a dois dias por mês: no décimo primeiro dia depois da lua nova e décimo primeiro dia depois da lua cheia. Escrituras dizem que ekadasi é um momento mais favorável para o aumento de práticas espirituais e minimizar as necessidades corporais. Tradicionalmente, todos os Vaishnavas abstem-se de grãos e feijões no Ekadasi, tomando apenas água, leite ou frutas.

Sobre Ekadasi
Ekadasi é o décimo (dasi) primeiro (eka) dia lunar depois da lua cheia e da lua nova. Neste dia se observa jejum completo ou pelo menos de feijões e cereais. Nos ekadasis também não se come vagem (feijão verde), berinjela (pois aumenta o apetite), mel e assafétida. Nestes dias deve-se diminuir as atividades e as demandas corpóreas para melhorar fixar a mente em Krishna. Sobre a importância de jejum no ekadasi, consultar o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, capítulo 15, textos 9 e 10.
Pessoas que não devem fazer jejum estrito no ekadasi: pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago ou ruins; pessoas insanas ou muito perturbadas (preocupadas); crianças, idosos e grávidas. Todos devem, porém, observar o jejum de feijões e cereais.

Como observar Ekadasi
Jejum significa geralmente se abster completamente tanto de alimento sólidos quanto de alimentos líquidos, embora água acamana e caranamrita (somente três gotas) possam ser tomadas. Se a pessoa acha isso impossível, então ela deve comer uma refeição – chamada nakta ou ceia – deve consistir de raízes crescidas sob o solo (amendoim sim, beterraba não), frutas, água leite e seus derivados, frutas secas, açúcar e vegetais (exceto cogumelo). A pessoa deve tentar não beber água mais de uma vez ou comer mais de uma refeição no Ekadasi. Como o Senhor Krishna diz , todo mérito é concedido para a pessoa que jejua completamente no Ekadasi, enquanto aquele que toma somente uma ceia obtém a metade deste mérito. É claro que para todos devotos no movimento para a consciência de Krishna, pregação é o dever mais importante, e se o jejum completo no Ekadasi impede este dever, ele não deve ser respeitado. Mas se o devoto puder seguir todas as regras de jejum e mesmo assim encarar todas suas responsabilidades, ele deve por todos os meios fazê-lo.
O devoto desejoso em seguir o Ekadasi vrata (voto), deve procurar um outro devoto brahmana conhecedor do assunto e aprender diretamente dele sobre o processo de observar o jejum no Ekadasi. Aquele que é totalmente incapaz de jejuar devido a uma séria doença ou por velhice, deve procurar uma alma altamente elevada ou algum templo fidedigno e dar alguma caridade no Ekadasi.
Para os Vaishanavas, entretanto, esta instrução de dar caridade no Ekadasi significa que neste dia eles devem fazer esforço extra para espalhar a consciência de Krishna, o maior tesouro, Esta é a verdadeira caridade.
Uma outra prática importante é ouvir e ler sobre cada Ekadasi no que que ele ocorre. O Senhor Krishna pessoalmente recomenda esta prática por que isto ajuda a pessoa a obter o resultado do jejum. Se por acaso a pessoa esquece de respeitar e Ekadasi no dia apropriado, ela pode respeitá-lo no dia seguinte, Dvadasi, e então quebrar o seu jejum no trayodasi, um dia após. Como se diz nas escrituras Védicas: Ekadasi Vipluta Ceds Dvadasi Sthita Upasya Dvadasim Tatra Yadicched Paramm Padam “ “Se alguém que deseje sinceramente alcançar a morada da Suprema Personalidade de Deus esquece de respeitar o Ekadasi, deverá observá-lo no Dvadasi, porque Ekadasi alonga-se para o dia seguinte”.
Lembrando que o devoto deve estar atento para não esquecer o dia sagrado do Senhor Hari e seu voto, pois fazer uso da injunção acima continuamente significa relaxamento. O devoto deve observar o jejum de Ekadasi com grande devoção por Krishna e não por motivos materiais.
Durante qualquer Ekadasi o devoto deve meditar constantemente na Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, dando importância a Suas porções plenárias. A pessoa também pode meditar nãos aparecimentos do Senhor e Suas formas autorizadas de Deidades, q qual existe em oito variedades; pedra, madeira, metal, terra, pintura, areia, na mente e jóias.
Se o Ekadasi estiver astronomicamente combinado com Dvadasi, o décimo segundo dia, ele é chamado de Ekadasi puro (Suddha) ou Maha-dvadasi, e então deve ser observado. Após observar cuidadosamente o jejum do Ekadasi, seguindo as regras e regulações, a pessoa deve romper seu jejum de acordo com o horário determinado e calculado para a cidade onde ela se encontra . De acordo com as escrituras, qualquer pessoa com mais de cinco anos de idade deve observar o jejum de Ekadasi.

Texto disponível em: http://www.krishnasc.com.br/o-que-e-ekadasi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário