segunda-feira, 2 de maio de 2016

MITOS DE CRIAÇÃO DO HOMEM - 4 MATRIZES

5º e 4º anos - Conteúdo Linguagens Sagradas - MITOS


Os Maias
os maoas 001O mito de criação dos Maias fica no livro sagrado deste povo que se chama Popl Vuh, o livro dos Príncipes.
No início de tudo havia um enorme vazio onde podiam ser encontrados sete deuses. O maior deles era Hurakán, o coração do céu que vivia em meio as águas inferiores e superiores nos mares e nos céus. Ao seu redor havia seis deuses: Tzacol, o criador; Bitol, o formador; Tepeu; o soberano; Gucumatz, a serpente de penas verdes; Alon, a deusa-,ãe; e Cajolon, deus-pai.
Depois que de formarem o primeiro mundo os deuses começaram a povoá-lo com animais de todos os tipos, também montanhas e seres viventes de todo o tipo. Porém ao observarem sua criação ficaram muito insatisfeitos, pois os seres criados não eram capaz de agradecer seus criadores. Resolveram então destruir tudo.
Na segunda criação passaram a existir os seres humanos eles eram feitos de uma mistura de barro e água e falavam, mas eram incapazes de expressar emoções e tinham curta duração, pois ao caírem na água se desmontavam. Mais uma vez os deuses destruíram tudo e começaram do zero.
Desta vez fizeram uma reunião e decidiram que os homens seriam feitos de madeira, quando finalizaram, os seres ainda não expressavam emoções e andavam sem direção, feito zumbis. Mais uma vez tudo volta à estaca zero.
Então um semideus vaidoso e orgulhoso decidiu que iria dominar tudo, então com medo que ele se tornasse o todo-poderoso planejaram matá-lo.
Houve então uma guerra sangrenta e os semideuses foram deportados para o céu e passaram a brilhar como estrelas. Os verdadeiros deuses reassumiram o controle e passaram a criar o mundo.
Hurakán então assumiu a criação  e fez o homem e a mulher a partir do milho, e desta vez deu certo, surgiram seres capazes de sentir e agradecer o dom da vida.
Hurakán então ficou satisfeito, estava completa a criação!

Países Nórdicos
Também chamado de povo escandinavo.
jmcas 001De acordo com o mito deste povo, no começo não existia céu, nem terra e o tempo passava lentamente. Em determinado momento dois reinos passaram a existir Muspelheim, no sul, feito de brasas de fogo. Ao norte Nifheim, muito frio, feito de gelo e neve. Entre os dois ficava um lugar conhecido como Guinungap. Ali a tranquilidade reinava, e de uma fonte chamada Hvergelmir fluíam onze rios. Passado muito tempo, calor e frio se encontraram  e provocaram grande desordem. Desse encontro nasceu o gigante Ymir e sua geração.
As brasas vindas do sul continuavam a derreter a neve norte, até que em meio ao gelo surgiu uma vaca: Audumla. Com seu leite alimentava o gigante e lambia o gelo de onde retirava sal e água. Com isso o gelo foi baixando e tomando forma, dali surgiu um ser semelhante a um homem, este novo ser era um deus, dele nasceu outro deus, que gerou outro deus, que se casou com uma gigante tendo mais filhos deuses.Odim era o mais velho dentre eles e se tornou o poderoso deus da guerra, das tempestades, dos poetas e da magia.
Odim e seus irmãos odiavam o gigante Ymir e foram lutar contra ele, provocando assim a sua morte. Com o corpo de Ymir eles criaram o mundo.
Da carne fizeram a terra; do sangue, as águas; dos ossos maiores, as montanhas; dos cabelos fizeram as árvores; dos ossos menores as pedras; do crânio fizeram o céu e para sustentá-lo colocaram quatro anões. Cada um ficava em um dos quatro pontos cardeais.
Para criarem o sol os irmãos foram até Muspelheim e trouxeram brasas, com pedações restantes criaram a lua e as estrelas.
Depois disso criaram os animais e os seres humanos. O primeiro homem foi chamado de Aske e a mulher Embla.
Odim lhes deu a essência e seus Irmãos Vili e Ve os deram inteligência e emoções.
Da união dos primeiros dois humanos surgiu a humanidade para os Nórdicos.

Nova Zelândia
nv 001Um dos mitos neozelandeses diz que tudo começou com dois deuses supremos da criação, Papa, a deusa-terra, e seu esposo Rangi, o deus-céu.
Com um abraço forte entre os dois, tão forte que parecia eterno desenvolveram-se filhos no ventre de Papa que fizeram tanto esforço para sair que acabaram separando o casal.
Quando isso aconteceu, Rangi chorou muito e suas lágrimas caíram sobre Papa em forma de chuva, ela também se entristeceu e sua carne tornou-se vermelha como o sangue.
Os seus filhos que haviam nascido fugiram e saíram criando tudo o que existe hoje.





A criação segundo a Bíblia
b 001
Os Judeus existem a quatro mil e quinhentos anos e sempre acreditaram em um deus verdadeiro, poderoso e eterno. Do judaísmo surgiu o islamismo e o cristianismo.
As três religiões defendem a ideia de um caos inicial e um deus que veio pôr tudo em ordem.
A bíblia é um dos livros mais vendidos no mundo e relata esta história.
Segundo este livro Deus foi criando a luz, o céu, as plantas e tudo o que existe conforme sua palavra.
Para criar o homem deus pegou o barro e moldou o homem, com um sopro em suas narinas ele deu-lhe a vida.
Adormecendo o homem retirou dele uma costela e criou a mulher, dando-lhe igualmente vida. Destinando ambos ao paraíso.
Toda a obra da criação foi feita em sete dias no fim do sétimo dia deus abençoou a criação e descansou.
Com isso findamos nossos mitos de criação, com certeza existe uma infinidade de outros mitos e é importante que analisemos os fatos então.

Egito
Egito 001Dentre muitos mitos que os povos egípcios possuíam um deles dizia que antes de tudo, o mundo era escuro e sem vida, o universo foi obra de um único deus chamado de Aton, ele foi a primeira força que passou a existir e a partir deles muitos outros muitos espíritos surgiram e ganharam formas diferentes os dois primeiros: Tefnut e Shu tiveram corpo humano e cabeça de leão.
Tefnut a deusa da chuva e Shu o deus da razão e do ar costumavam passar o tempo aos pés da Esfinge de olhos Dourados. Cada olho voltado para um lado guardando as entradas do mundo.
Os dois irmãos tiveram dois filhos Nut deusa do céu e Geb da terra. Eles se amavam tanto que o abraço deles parecia durar uma eternidade seu amor gerou dois filhos. Na aurora nasceu o deus Rá do sol e ao anoitecer nasceu Toth da lua e eles brilhavam para seus pais e para todo o mundo.
Rá vendo que o amor de seus pais era muito grande pediu ao seu avô que os separasse para que não tivessem mais filhos, mas mesmo com a separação eles sempre permaneceram de mãos e pés unidos que deu origem aos pontos cardeais.
Assim Rá abriu espaço entre o céu e a terra e criou dia, noite, meses e anos. Decidiu também criar filhos a partir de si mesmo e os chamou de humanidade.

Povos Africanos
Segundo os Iorubas antes de tudo havia um ser supremo chamado Olorum e também os orixás que simbolizavam e controlavam a natureza.
Africanos 001Olorum deu a Obatalá a missão de criar o mundo e para isso lhe deu o saco de criação, mas seu poder era limitado tendo assim que respeitar certas regras. Mas o orixá passou dos limites recusando-se a fazer oferendas a Exu, cuidava da passagem entre outros dois mundos.
Nos momentos em que foi cruzar a porta do além, viu-se diante de Exu que decidiu se vingar lhe fazendo ficar com muita sede. No caminho Obatalá furou o tronco de uma árvore com seu cajado e dela saiu vinho, de tanto beber ficou embriagado e adormeceu no chão; Oduduá um orixá que era seu rival aproveitou que ele estava dormindo e lhe roubou o saco e saiu a criar o mundo sozinho.
Ao acordar Obatalá ficou muito furioso por ter ficado sem seu saco da criação e foi se queixar com Olodumaré que o castigou por ter bebido o proibindo de tomar vinho. Mas lhe deu a tarefa de modelar os homens com barro, após isso Olumbaré soprou o espírito de vida e assim, os homens foram criados segundo os iorubas.

Povos Indígenas
Indígenas norte americanos 001Alguns velhos chefes de índios costumavam se reunir à noite em volta da fogueira e contar que existiu um pássaro com as muito fortes e grandes. Ele se atirava nas águas e trazia muitas substâncias para fazer o mundo.
O barro sempre foi muito valorizado pelos indígenas norte-americanos pois acreditavam que com aquele material os seres humanos foram feitos. Depois, por meio de cantos e rituais eles ganhavam vida.








Os Astecas
Para os astecas no princípio existia apenas um casal de deuses. Tonacatecuhtli e sua esposa Tonacacihuatl, eles foram os criadores do universo, dos demais deuses e dos humanos.
Astecas 001
Para eles antes de seu estado atual o mundo havia passado por quatro idades e todas terminaram de forma violenta.
Na primeira o deus governador era Tezcatlipoca, ele se transformou no sol e imaginava que iria brilhar sobre tudo em todo o tempo, mas veio a noite e devorou os homens.
A segunda foi governada por quetzacóatl que não foi capaz de controlar as tempestades e furacões que vieram e destruíram tudo e transformaram os seres humanos em macacos.
A terceira foi goveranada por Tláloc que não era muito poderoso e não conseguia controlar a revolta da natureza. Uma chuva de fogo acabou com ele e com os homens que de macacos se transformaram em pássaros.
A quarta foi regida por uma deusa chamada Chalchíuhtlicue que não conseguiu impedir que a terra fosse inundada pela água e os seres humanos de pássaros se transformaram em peixes.
A quinta é a soberania do deus Tonatiuh.
Todos pensavam que as coisas melhorariam então os espanhóis chegaram na América e nessa ocasião os terremotos se encarregaram de destruir o mundo dos astecas, eles já haviam
passado por tantas transformações físicas que foram enterrados pelos espanhóis, tornando-se apenas história.


China
China 001Este é apenas um dos mitos de criação chinesa, assim como muitos que já contei, é um dos meus preferidos, tem uma forma bem exótica para explicar a criação.
Antes de existir o céu e a terra o universo era como um imenso ovo e dentro dele, sem luz, tudo se confundia.
Naquele ovo estava o embrião do primeiro ser humano Pan Gu. Ele foi se desenvolvendo durante milhares de anos e depois de muito tempo finalmente abriu os olhos, mas não enxergou nada naquela escuridão e passou a se debater fortemente até que o ovo se quebrou e com as partes do ovo o gigante criou a terra.
Pan Gu tinha sua aparência alterada nove vezes ao dia e ele crescia de forma assustadora. Enquanto ele mudava o céu também mudava, o céu e a terra se afastavam.
Dezoito mil anos depois Pan Gu mal conseguia olhar pro céu e vê-lo distante, ele chorou tanto que as lágrimas formaram rios imensos rios.
Quando Pan Gu morreu, por incrível que pareça seu corpo na terra causou grandes mudanças.
O tronco, os braços e as pernas transformaram-se em sol e lua, seus cabelos se espalharam pela terra cobrindo o mundo de bosques e florestas.
O sangue se converteu em rio e a planície e planaltos são os músculos, seus dentes geraram recursos minerais muito valiosos.
Estes são os nossos mitos de hoje.

Índia
Hoje nossa viagem começa na Índia. A mitologia hindu é fascinante, mas uma pequena parte foi registrada por escrito, em sânscrito, e está relatada em textos sagrados chamados de Vedas.
Segundo o Vedas, o mundo será sempre criado e destruído. No início o universo era um oceano cósmico habitado por um ser supremo que decidiu organizar o mundo, para isso criou os quatro elementos.
ind 001Ele fez brotar da água uma linda flor com pétalas douradas, sentado na flor estava Brahma, o ser que recebeu a incumbência de continuar a obra da criação.
Brahma antes de qualquer coisa esculpiu um deus, mas não gostou do resultado e o jogou fora, mas ele não morreu e como estava jogado nas trevas sozinho, passou a produzir demônios horríveis. Brahma começou então a produzir mais deuses e deusas que praticassem o bem. Entre estes estava Sarasvati com quem se casou e mais tarde teve Manu, o primeiro filho humano.
Sendo um deus onisciente, contou ao filho que haveria um dilúvio que destruiria o mundo, aconselhado pelo pai construiu um barco bem grande e ali colocou as sementes de todos os seres vivos. Com o dilúvio as águas subiram muito e a embarcação arou no pico de uma montanha muito alta.
Após as águas baixarem Manu pode ficar a salvo e como agradecimento fez oferendas a Brahma, que se transformaram em uma linda mulher, Parsu, com quem se casou e teve filhos que deram origem a humanidade.

Japão
j 001Segundo o xintoísmo, religião oficial no Japão no início havia cinco deuses que deram origem a sete gerações divinas. O último casal a nascer era formado por Izanagi e Izanami, foram os espíritos responsáveis por criar o universo.
Conta-se que estes deuses viviam em planícies do céu e passeavam por uma ponte flutuante mas tudo era nebuloso, então eles resolveram organizar o mundo usando um arpão que receberam dos outros deuses.
Separaram os mares, agitaram as águas, e no meio dos oceanos emergiu um arquipélago. Era o Japão.
Uma ponte flutuante se estendeu até o chão e nele se apoiou. Todos os deuses ficaram tão encantados com a novidade que desceram e povoaram o mundo.




 Mesopotâmia
mes 001Onde hoje ficam o Iraque e a Síria, entre os rios tigres e Eufrates, já existiu a poderosa babilônia. Junto com outras nações ela formava a Mesopotâmia que  significa: terra entre rios.
O relato de criação babilônico está descrito em forma de um poema, o  Enuma Elish.
Nele lemos que no início havia o caos banhado em águas formadas pelo Apsu, deus do oceano e Tiamat deusa dos mares. Depois disso surgiram muitos deuses que não respeitavam Apsu, Marduk era o pior deles. Então a deusa dos mares criou onze monstros para se defender mas Marduk acabou vencendo . Com o corpo de Timat foram construídos os cpeus e a terra e de seus olhos saíram duas lágrimas que formaram o rio Tigre e Eufrates.
Com o sangue de Timat e terra Marduk fez os seres humanos que viviam num paraíso e aos poucos foram descobrindo as ciências até se tornarem o que somos hoje.

Grécia e Roma
gr 001Como falar em mitologia sem citá-las? Jamais!
Acreditavam no caos, que havia escuridão. A desordem era tão grande que não se encontrava nada mas ali estavam as sementes fundamentais para a criação do mundo.
Com o tempo o caos foi se organizando e surgiu Gaia, a Terra, depois Urano, o Céu. Levantaram-se as montanhas escavaram-se as planícies. Os mares, os rios e lagos passaram a existir na terra. Depois que Urano choveu sobre Gaia nasceram as plantas e os animais.
Da união de Gaia e Urano nasceram os Titãs, que eram os gigantes com formas humanas, e os Ciclopes, seres enormes com um olho só no meio da testa. Nasceram também outros filhos de deuses e os humanos.
Urano era muito severo com seus filhos os prendia em um submundo, isso entristecia Gaia. Entre seus filhos Titãs havia Crono  que pela mãe lutou valentemente contra o pai e libertou os irmãos. Crono casou-se com sua Irmã Réia e os dois tiveram cinco filhos:
Deméter: deusa da colheita.
Hera: Deusa do lar.
Zeus: deus dos céus
Poseidon: deus dos oceanos
Hades: deus dos infernos.
Zeus era muito namorador, casou-se inúmeras vezes e teve muitos filhos. Esses também se casaram e tiveram filhos, dando assim, origem a humanidade.

Austrália 
aus 001 Para os aborigens australianos no princípio havia um tempo de sonho e neste período os seres humanos foram criados.
Havia, seres que vagavam no espaço sem forma definida. Eram os ancestrais dos aborigens atuais.Chamados de Vandjinas, estes deuses vieram do céu em uma ocasião na qual os raios e trovões mostraram sua fúria.
Os Vadjunas criaram o mundo e os homens, deram nome a tudo. Porém por causa de algumas crianças que lhes incomodavam ficaram furiosos e mandaram o dilúvio que exterminou com todos.  (Radical)
Estes não mais alguns dos fascinantes e malucos mitos de criação contados em nossa história!





textos resumidos por Paty Narciso e imagens retiradas do livro: Mitos da Criação
De: Zuleika de Almeida Prado.
Disponível em: https://inimigodainercia.wordpress.com/2013/05/08/mitos-da-criacao-parte-ii/

 
Teoria evolucionista.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

 
 


 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário