sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Planejamento - Aula I

Terceiro ano

Objetivo: Reconhecer a si mesmo e ao outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas.
Tema/conteúdo: Estou mudando
Justificativa:
As crianças estão em constante mudança, física e intelectual. Essas mudanças, por vezes, podem assustar as crianças ou causar estranhamento porém, é necessário tratá-las com naturalidade e compreender que elas são necessárias para a vida.

Atividades:

1. Leitura de texto -  em cartaz, realizar a leitura coletiva fazendo apontamentos de acordo com a necessidade de cada turma. Afixar o cartaz na sala para que as crianças possam tirar suas dúvidas.

ESTOU MUDANDO
TODOS OS DIAS PERCEBEMOS QUE AS COISAS AO NOSSO REDOR MUDAM: OS MÓVEIS DA NOSSA CASA, O CARRO DO VIZINHO, O SENTIDO DO TRÂNSITO, O CABELO DA AMIGA DA MAMÃE. ASSIM, PODEMOS ENTENDER QUE MUDAR É DAR OU GANHAR UM NOVO ASPECTO E ISSO TAMBÉM ACONTECE COM AS PESSOAS. NO SER HUMANO, ALGUMAS MUDANÇAS OCORREM RAPIDAMENTE, COMO CORTAR O CABELO, QUE É UMA MUDANÇA NA APARÊNCIA, DEIXANDO A PESSOA MAIS BONITA. MAS EM OUTROS ASPECTOS DE MUDANÇA, O PROCESSO É BEM MAIS LENTO, COMO POR EXEMPLO, NO CRESCIMENTO.
PARA PERCEBER O SEU CRESCIMENTO NO ASPECTO FÍSICO, BASTA OLHAR DESDE SUAS FOTOS DE BEBÊ TÉ AS DE HOJE E PERCEBER QUANTAS MUDANÇAS OCORRERAM NO SEU CORPO.
VOCÊ CRESCE EM SABEDORIA QUANDO ESTÁ EM CONTATO COM O CONHECIMENTO QUE É TRANSMITIDO NA ESCOLA, PELOS PAIS E POR SUA COMUNIDADE RELIGIOSA.
JÁ NO ASPECTO RELIGIOSO, CRESCEMOS QUANDO ESTUDAMOS, ENTENDEMOS E PRATICAMOS OS ENSINAMENTOS DA RELIGIÃO À QUAL PERTENCEMOS, FICANDO MAIS PRÓXIMOS DE DEUS E DAS OUTRAS PESSOAS.
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE AS PESSOAS CRESCEM EM MUITOS ASPECTOS, MAS NÃO CRESCEM IGUAIS; POR ISSO PRECISAM SABER CONVIVER UMAS COM AS OUTRAS DE FORMA QUE ESTE CRESCIMENTO SE COMPLETE NAS DIFERENÇAS QUE CADA UMA POSSUI E NO RESPEITO PELO PROCESSO DE CRESCIMENTO.

2. Pesquisa de imagem:

Pesquisar em revistas, livros e jornais, imagens que mostrem as fases de desenvolvimento humano, vegetal e animal. Fazer a observação de que todos os seres vivos passam por mudanças e colar as imagens no caderno.

(Imagens apenas ilustrativas, incentive as crianças a buscar suas imagens)

3. Completar a tabela com base nas discussões realizadas em sala:

1.     ESCREVA, DENTRO DOS QUADRADOS, COMO PODEMOS CRESCER:

NO FÍSICO
NA SABEDORIA




NA RELIGIÃO
NA RELAÇÃO COM O OUTRO





Nenhum comentário:

Postar um comentário