sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Planejamento - aula I

Segundo ano

Objetivo: Reconhecer ao outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas.
Tema/conteúdo: Partilhar e conviver
Justificativa:
Ninguém vive sozinho, nossa vida é permeada pela partilha, de espaços, de conhecimentos, de objetos, de alimentos, enfim, a boa convivência é feita de partilhas.

Atividades:

1. Refletindo sobre a palavra - CONVIVER
"(con.vi.ver)
v.
1. Viver na mesma comunidade ou residência de (uma pessoa, tendo contato com ela); ter convivência, intimidade [tr. + com Convivi com meus primos por mais de dez anos (em uma mansão).]
2. Habitar ou partilhar o mesmo espaço; coexistir. [int. : No Pantanal, várias espécies convivem em harmonia: O bem e o mal convivem em cada um de nós.]
3. Ter certo tipo de relacionamento. [tr. + com conviver mal com os colegas.] [int. : O casal convive em harmonia.]
4. Adaptar-se, ajustar-se a, ou aceitar (uma situação difícil, um mal). [tr. + com : Ele aprendeu a conviver com as dificuldades: Não é fácil conviver com a enxaqueca.]
[F.: Do lat. convivere.]"

(Estas informações são a título de curiosidade mas, é interessante pegar um dicionário e ler a definição para as crianças e discutir o que foi lido, isso incentiva a pesquisa e elas aprendem a função do dicionário)

2. Roda de conversa:

Agora que você já sabe o que é conviver, em que lugares aprendemos a conviver?

3. Reflexão

Existem maneiras certas e erradas de conviver? Vamos fazer duas listas elencando o que descobrimos?
(Estas listas devem ser feitas em um cartaz e afixadas na sala de aula para que as crianças possam relembrar e colocar em prática aquilos que aprenderam).

4. Atividade no caderno:

Pinte as figuras que mostram a boa convivência e faça um X sobre as imagens que mostram atitudes ruins na convivência escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário