terça-feira, 29 de março de 2016

Símbolos religiosos - 1º ano

Objetivo:

Conhecer alguns símbolos religiosos.

Conteúdo:

  Simbologia religiosa natural e construída.
  Critério de avaliação:
  Classifica alguns símbolos religiosos. 

Texto de apoio para o professor:


Sugestão de planejamento:
  Iniciar lendo o livro:
 
Após a leitura do livro, conversar com as crianças sobre os símbolos que tem na escola e seus significados. A partir destas leituras e reflexões trazer para a sala de aula placas (pode ser impresso em papel sulfite) de diferentes símbolos.
                                                                
Pedir que cada criança escolha uma imagem e mostre para a turma. A criança deverá dizer porque escolheu aquela imagem e se sabe o seu significado ou se já a viu em algum outro lugar.
Após as falas das crianças explicar que alguns símbolos servem para mostrar de qual religião a pessoa é, ou ainda para lembrar de alguma história religiosa que aconteceu.
Fazer uma tabela, em papel kraft, com duas colunas: RELIGIOSOS e NÃO RELIGIOSOS.
Cada criança deverá ir até o quadro e colar (com o auxílio do professor) o seu símbolo em uma das colunas. Neste momento o professor deverá mostrar para a criança (caso ela não saiba) em qual coluna aquele símbolo se encaixa e porque.

- Construir um jogo de memória com os símbolos religiosos.

- Através da agenda, pedir às famílias que possuem religião, que enviem um símbolo da sua organização religiosa. Construir um cartaz coletivo com as imagens trazidas pelas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário