Família:
Em
primeiro lugar gostaria de me apresentar, sou a professora ____________________________________________,
neste ano lecionarei Ensino Religioso na turma de sua/seu filha/filho. A agenda
é nossa principal fonte de comunicação e, por este motivo, deve ser usada para
o envio de recados e para marcar nossas conversas. Tenho permanência todas as
quartas-feiras, mas as vezes é necessário que me ausente para participar de
cursos e encontros que visam aprimorar os conhecimentos e melhorar a nossa
prática docente, assim peço que marque com antecedência caso seja necessário
conversarmos pessoalmente.
Com relação a nossa área do
conhecimento, o Ensino Religioso, é importante conhecer alguns pontos:
A
legislação que rege nossa área
LEI Nº
9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997.
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte
integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários
normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à
diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de
proselitismo.
§ 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a
definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a
habilitação e admissão dos professores.
§ 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas
diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino
religioso."
Nosso
Objetivo:
O Ensino Religioso tem como objetivo estudar o
fenômeno religioso e suas implicações na vida humana. Temos a religião como
objeto científico e buscamos estudá-la de um ponto de vista neutro e livre de
quaisquer formas de proselitismo.
Compreendemos que é necessário conhecer para
respeitar e, por isso, apresentamos às crianças as diferentes formas de ser e
de acreditar presentes na comunidade local e no mundo em que vivemos.
Acreditamos que, a partir deste trabalho, teremos uma sociedade mais consciente
e tolerante com a diversidade religiosa.
O Ensino Religioso, como área do
conhecimento, é diferente de “aula de religião”, ou catequese, ou da escola
bíblica, ou ainda de qualquer modelo de doutrinação, não pressupondo a adesão e
muito menos o proselitismo ou a propagação de determinada crença religiosa. Sua
especificidade é a decodificação ou a análise das manifestações do sagrado,
possibilitando ao estudante o conhecimento e a compreensão do fenômeno
religioso como fato cultural e social, bem 132 como uma visão global de mundo e
de pessoa, promovendo, assim, o respeito às diferenças no convívio social. O
objeto de estudo do Ensino Religioso é o fenômeno religioso que compreende o
conjunto das diferentes manifestações do sagrado no âmbito individual e
coletivo. Esse fenômeno acontece no universo de uma cultura, é influenciado por
ela e, conseqüentemente, também a influencia. (Diretrizes Curriculares para a
Educação Municipal de Curitiba).
Coloco-me
à disposição para eventuais esclarecimentos,
____________________________________
"Nenhuma
religião que persegue outras é digna de respeito,
e nenhuma
religião que condena outras merece admiração."
(Jonathan Sacks)
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