sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

SUGESTÃO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO

Família:
Em primeiro lugar gostaria de me apresentar, sou a professora ____________________________________________, neste ano lecionarei Ensino Religioso na turma de sua/seu filha/filho. A agenda é nossa principal fonte de comunicação e, por este motivo, deve ser usada para o envio de recados e para marcar nossas conversas. Tenho permanência todas as quartas-feiras, mas as vezes é necessário que me ausente para participar de cursos e encontros que visam aprimorar os conhecimentos e melhorar a nossa prática docente, assim peço que marque com antecedência caso seja necessário conversarmos pessoalmente.
Com relação a nossa área do conhecimento, o Ensino Religioso, é importante conhecer alguns pontos:
A legislação que rege nossa área
LEI Nº 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997.
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."
Nosso Objetivo:
O Ensino Religioso tem como objetivo estudar o fenômeno religioso e suas implicações na vida humana. Temos a religião como objeto científico e buscamos estudá-la de um ponto de vista neutro e livre de quaisquer formas de proselitismo.
Compreendemos que é necessário conhecer para respeitar e, por isso, apresentamos às crianças as diferentes formas de ser e de acreditar presentes na comunidade local e no mundo em que vivemos. Acreditamos que, a partir deste trabalho, teremos uma sociedade mais consciente e tolerante com a diversidade religiosa.
O Ensino Religioso, como área do conhecimento, é diferente de “aula de religião”, ou catequese, ou da escola bíblica, ou ainda de qualquer modelo de doutrinação, não pressupondo a adesão e muito menos o proselitismo ou a propagação de determinada crença religiosa. Sua especificidade é a decodificação ou a análise das manifestações do sagrado, possibilitando ao estudante o conhecimento e a compreensão do fenômeno religioso como fato cultural e social, bem 132 como uma visão global de mundo e de pessoa, promovendo, assim, o respeito às diferenças no convívio social. O objeto de estudo do Ensino Religioso é o fenômeno religioso que compreende o conjunto das diferentes manifestações do sagrado no âmbito individual e coletivo. Esse fenômeno acontece no universo de uma cultura, é influenciado por ela e, conseqüentemente, também a influencia. (Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba).


Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos,

____________________________________

"Nenhuma religião que persegue outras é digna de respeito, 
e nenhuma religião que condena outras merece admiração." 

(Jonathan Sacks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário