quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DRAGÕES

ESCOLHI FALA SOBRE DRAGÕES PELO FASCÍNIO QUE ESTES SERES PROVOCAM NOS SERES HUMANOS DESDE TEMPOS ANTIGOS. TAMBÉM PORQUE ASSISTI A UM DOCUMENTÁRIO QUE ME DEIXOU BASTANTE INTRIGADA E CURIOSA.


dragao-3_xl.jpegSimbólica fusão da serpente e do pássaro, o Dragão (do grego Drakon), é considerado um dos monstros mais poderosos que remonta à antiguidade, e portanto, uma representação complexa e universal, visto que aparece em mitos e lendas de todo o mundo. Figura enigmática, o dragão está também associado com as profundezas do mar, com os topos das montanhas, e com as nuvens, simbolizando, dessa forma, o desconhecido e o oculto.

Sonhos

De acordo com a psicanálise, sonhar com um dragão pode indicar, entre outros: medo de incesto ou caos do inconsciente, no caso de matar um dragão.
Popularmente, diz-se que sonhar com um dragão morto é um indicativo de recomeço.

Tatuagens

A escolha da imagem do dragão para tatuagem resulta do seu significado oriental, referência de poder, sabedoria e força; ao contrário da maioria das tradições ocidentais em que ele simboliza o mal, o fogo, a personificação do caos e da natureza selvagem. 
Populares entre ambos os gêneros, as tatuagens de dragão costumam ser amplas especialmente em virtude da sua riqueza de detalhes.

Dragão Chinês 

Acredita-se que o dragão seja uma criação chinesa que representa a força e a glória do Imperador bem como o Sol. Na China, ele está associado à chuva uma vez que controlava a água, essencial para as colheitas; diz a lenda que a maior cheia que o país enfrentou, correspondeu à perturbação de um dragão pelos homens.
Além disso, na China, os dragões são considerados guardiões de tesouros, sejam eles materiais (como o ouro) ou simbólicos (como o conhecimento).

Horóscopo Chinês 

No horóscopo chinês o dragão é um símbolo Yang e as pessoas nascidas sob esse signo tem a tendência de ser autoritárias, impetuosas e decididas. Para eles, as pessoas nascidas no ano chinês do dragão serão pessoas abençoadas com vida longa, saúde, riqueza e felicidade.

Significado Místico

Inicialmente a figura do dragão esteve associada às divindades, às águas fertilizantes da serpente e o divino "sopro da vida" do pássaro. Somente mais tarde o dragão adquiriu aspectos malignos, tornando-se, portanto, um símbolo ambivalente: o criativo e o destruidor.

Significado Medieval

Na religião e nas tradições da cavalaria cristã, esse animal que cospe fogo, com chifres, garras, asas e cauda, simboliza as forças do mal carregando um significado negativo, donde matar um dragão simbolizava o conflito entre a luz e a escuridão, eliminando, com isso, as forças do mal.
Um santo cristão lutou contra o dragão.
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/dragao/

São Jorge

sao-jorge-1_xl.jpegSão Jorge foi um santo cristão que viveu na Turquia no século III, mais precisamente na Capadócia. Mudou-se para a Palestina depois da morte de seu pai e lá foi padre e guerreiro. Entrou para a carreira militar, o qual lhe foi concedido os títulos de Capitão do exército romano e Conde da Capadócia.
Na cultura africana, São Jorge é associado a Ogum, principal orixá, considerado um guerreiro e o senhor dos metais. No Brasil, São Jorge está associado com a lua e acredita-se que a mancha presente no satélite representa o santo e sua força guerreira simbolizando a proteção.
São Jorge é considerado padroeiro de muitas cidades ao redor do mundo: Londres, Barcelona, Gênova, Moscou, Beirute, dentre outras. Ademais, São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e do grupo dos escoteiros. Dia 23 de abril é comemorado o dia de São Jorge, possivelmente a data de falecimento do santo.

São Jorge e o Dragão

Reza a lenda que São Jorge, a fim de salvar a princesa e seu povo de um opressor, lutou bravamente com um dragão e, por isso, o santo guerreiro simboliza a coragem, o destemor, bem como o poder do bem sobre o mal. Nesse caso, o dragão representa o diabo (mal) e o Santo um Deus (bem).

Representação de São Jorge

Frequentemente encontramos a figura de São Jorge montado em seu cavalo, segurando uma lança, uma vez que esse objeto é um símbolo solar e masculino e foi com ela que São Jorge matou o dragão. Ao vencer a luta, Sabra, a princesa do reino, casa-se com Jorge e vivem durante anos na Inglaterra visto que o Rei não queria que sua filha casasse com um cristão.
Em outra versão, São Jorge está montado em seu cavalo branco com uma espada na mão, objeto que o ajudou a matar seu inimigo e salvar seu povo.
http://www.dicionariodesimbolos.com.br/sao-jorge/

ATIVIDADES


http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2013/08/sequencia-de-atividades-mito-sao-jorge.html



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário