sábado, 17 de outubro de 2015

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - PÃO

Os experimentos podem ser realizados em conjunto com os professores de ciências e de laboratório, garantindo a interdisciplinariedade.

Experimento 1.1 - Prática do fermento

Observação microscópica


Experimento nº 1.1

1. Material necessário (por grupo)

 
 

2. Procedimentos

    a) Numere os 3 frascos.
    b) Coloque nos frascos 1 e 2, uma colher pequena rasa de açúcar e nos frascos 2 e 3, uma colher pequena rasa de fermento.
    c) Acrescente 2 colheres grandes de água em cada um dos frascos. Misture com o auxílio de uma colher pequena.
    d) Retire do frasco 2 uma gota da mistura e dilua em 80 ml de água. Com esta solução prepare uma lâmina para observar ao microscópio.
    e) A partir deste momento, revezar-se entre os elementos do grupo na observação dos frascos e da lâmina ao microscópio. O tempo de observação dos frascos é de 10 minutos.


3. Questionamentos

        Enquanto o experimento se desenvolve, responda as questões abaixo. Para isto, use como referências as informações contidas no quadro inicial.
 
       
    a) Qual a função da água, neste experimento?

E do açúcar?

E do fermento?

    b) Frente a essas funções, como você explica o resultado do frasco2? 


Experimento 1.2 - Prática do fermento

Água de cal


Experimento nº 1.2

1. Material necessário (por grupo)

 
 

2. Procedimentos

    a) Coloque o fermento, o açúcar e 4 colheres grandes de água morna na mamadeira, agitando a mistura levemente.
    b) Cheir a mistura, buscando relacionar o seu cheiro com algo conhecido.
    c) Monte o expeirmento conforme o esquema abaixo:
.
    d) Observe por 10 minutos.
    e) Destampe a mamadeira e cheire a mistura. Novamente tente relacionar o cheiro com algo conhecido.

3 - Questionamentos

       1 - O que voce observou:
    a) na mistura da mamadeira?

    b) na água de cal do tubo de ensaio?

    c) no cheiro da mistura?

2 - O que isto significa?



Experimento 1.3 - Prática do fermento

A temperatura


Experimento nº 1.3

1. Material necessário (por grupo)

 
 

2. Procedimentos

    a) Coloque uma colher pequena de açúcar e uma colher pequena de fermento em cada tubo.
    b) Acrescente duas colheres grandes de água em cada um deles. Misture com o auxílio de uma colher pequena.
    c) Coloque um dos tubos mergulhado na água a 5ºC e o outro em banho-maria. Controle para que a temperatura permaneça constante.
.

3 - Questionamentos

        A única grandeza que varia neste experimento é a temperatura. Explique como a variação desta grandeza influencia na ação do fermento, justificando os resultados diferenciados.
Questionamento final

        Os experimentos até aqui trabalhados e as informações contidas no quadro inicial, identificam os componentes que nos permitem equacionar, de uma forma geral, um dos tipos de fermentação.
        Preencha os espaços abaixo:
------------->  + 


 Experimento 4- Prática da mamadeira


Experimento nº 4

1. Material necessário (por grupo)



2. Procedimentos

    a) Em cada uma das mamadeiras acrescente uma colher rasa, das de chá, de fermento biológico seco em 140 ml de suco de laranja puro. Misture bem.
    b) Introduza as mangueiras nos furos dos bicos das mamadeiras.
    c) Encaixe os bicos nas mamadeiras fechando-as bem.
    d) Coloque uma das mamadeiras em banho de gel ( aproximadamente 5ºC) e a outra em água, em uma temperatura em torno de 40ºC. Para isto utilize as duas cubas.
    e) Coloque água de cal em cada um dos copos até atingir a metade dos mesmos, e mergulhe neles a extremidade livre das mangueiras.

3. Tarefas

    Faça 3 observações com intervalos de 15 minutos, registrando os dados em quadro como o abaixo:
 
                        Aspecto do líquido - coloração    Quantidade de bolhas liberadas          Turbidez da água de cal
Obs.
mam.1.........
mam.2.........
 
Quantidade de bolhas liberadas:      g = grande                        Turbidez:    n = nenhuma
                                                    m = média                                          p = pouca
                                                    p = pequena                                       m = muita




Nenhum comentário:

Postar um comentário