sábado, 10 de outubro de 2015

BENÇÃO

bên·ção 
(latim benedictio-onis)
substantivo feminino
1. Expressão ou gesto com que se abençoa.
2. [Religião católica Sinal da cruz feito sobre o que se benze.
3. [Figurado]  Benefíciograçafavor especial.


"benção", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/ben%C3%A7%C3%A3o [consultado em 10-10-2015].




BÊNÇÃO É UM ATO RELIGIOSO?

Comecemos com um pouco de história. Os textos mais antigos da Bíblia hebraica recorrem com frequência (cerca de 400 vezes) à palavra berâkâh ou à sua raiz brk no sentido de “poder de vida e de salvação”. Trata-se de um gesto, quase sempre acompanhado de alguma palavra, que realiza o que exprime. Na Bíblia, ela costuma vir junto das palavras que significam paz, felicidade e vida. Por exemplo, a palavra hebraica ‘ashrè (feliz) quer dizer: quem recebeu a bênção e caminha na lei do Senhor (cf. Sl 1,1-2). Essa palavra, ‘ashrè, traduzida em grego por makarios, é o termo que aparece no Evangelho quando Jesus proclama as bem-aventuranças (cf. Mt 5,3-11).

Veja, então, que princípio bonito para meditar: abençoada é toda pessoa feliz e feliz é quem vive as bem-aventuranças! Abençoar alguém, na Bíblia, é conceder-lhe ou desejar-lhe o poder necessário ao cumprimento de uma tarefa particular. No Novo Testamento, Jesus deixa claro que tarefa é essa: segui-lo, dando testemunho de seu Reino de justiça e de amor.
Porém, poderíamos perguntar: será que, muitas vezes, o ato de abençoar ou receber uma bênção não é feito ou percebido em sentido mágico? Bem provável que sim. Em várias religiões e mesmo dentro das Igrejas cristãs não é raro encontrar esse tipo de atitude. Entretanto, os textos bíblicos se distanciam dessa compreensão. Para a Bíblia, a eficácia da bênção vem da Palavra de Deus, de um Deus que só deseja a nossa felicidade, mas que nada faz à revelia de nossa liberdade. A bênção de Deus para nós é aquele ardor no coração nos puxando para o amor e aquela angústia que, lá no fundo, denuncia que não somos felizes porque nos iludimos em ciladas egoístas.

Companhia de Deus – Bênção não é magia dos deuses. É companhia de Deus. É parceria com Deus em seu plano de amor. É harmonia, em Deus, com toda a sua criação. É energia de Deus que gera amor entre nós. “Sabemos que Deus existe porque podemos amar as pes­soas” – diz São João (cf. 1Jo 4).
Abençoar e bendizer não é, portanto, mero ritualismo. E também é mais do que “falar bem” de algo ou alguém. Na Bíblia, Deus é o primeiro bendito (cf. Lc 1,68), como Criador (cf. Rm 1,25) e como Pai de Jesus Cristo (cf. 2Cor 11,31), e nós podemos ser benditos se quisermos participar de seu plano divino.

Mas, quando Jesus, na ceia, pronunciou a bênção sobre o pão e o vinho (cf. Mt 26,26; Mc 14,22), não estaria ensinando uma “fórmula mágica” a seus sucessores? De forma alguma. As narrativas da ceia associam “bênção” com “eucaristia” no sentido de “dar graças” e de “louvar”. De novo, não é mágica nem um rito para obter isso ou aquilo. É agradecimento exuberante por sabermos que Deus, em Jesus Cristo, quis deixar claro que nos ama e sempre nos amará independentemente do que fizermos.
Enfim, só bendiz a Deus quem percebeu que não precisa bendizê-lo (ritualmente) para ser amado e abençoado de fato. Só é abençoado quem partilha com os demais essa alegria de viver mergulhado no amor de Deus.

E quem são os amaldiçoados? Aqueles e aquelas que ainda não perceberam que a bênção, o amor, a graça de Deus já estão neles; basta que se abram. E como poderão eles se abrir a essa graça? Tomar ou oferecer a bênção é um ato religioso no melhor sentido da palavra; é desejar às pessoas que sempre sejam porosas ao intenso amor de Deus. Aproveitemos essas ocasiões para partilhar com familiares, catequizandos e amigos o sentido bíblico da bênção.

Professor Dr. Afonso Maria Ligorio Soares 
Teólogo da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo
https://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=paginas&action=read&id=4602

A benção em várias nações

*****O que é bênção*****
Bênção é "a mão de Deus sobre nós." "boa", "bondosa" e "poderosa" mão de Deus.Também poderíamos dizer: bênção significa "Deus está conosco!"No Antigo Testamento, em geral, a bênção refere-se a bem-estar terreno, segurança, poder, riqueza, descendência, etc., e essa bênção está expressamente condicionada à obediência aos mandamentos de Deus.
Quando alguém te diz: ?que Deus te abençoe? não está só desejando o melhor para você, mas também atuando a seu favor.Pois quando você bendiz a alguém, também está atraindo a proteção de Deus para você.O efeito de abençoar é multiplicador, já que é dado por Deus a seus filhos.A benção invoca o apoio permanente de Deus para o bem estar da pessoa, fala de agradecimento, confere prosperidade e felicidade em toda pessoa que a recebe da nossa parte.
A benção começa com as relações e respeito de pais e filhos.
Os filhos que recebem a benção da parte dos seus pais, tem um bom começo espiritual e emocional na vida.
Recebem um firme propósito de amor e aceitação.
Este princípio também se aplica na íntima relação de casais.
As amizades se aprofundam e se fortalecem, trazendo companheirismo, saúde e esperança a todos que nunca receberam sequer uma palavra abençoada.
Ao abençoar alguém estamos outorgando, consentindo a Vida àquele que a recebe, e por conseqüência, também à nós que a damos.
Por isso, hoje eu peço que Deus te abençoe, porque ao bendizê-lo de todo coração, estou bendizendo a mim mesmo.
Distribua bênçãos por onde que vá, não só em palavras, mas, em ações.
Elas retornarão a ti quando menos esperares.
Geralmente a pessoa que vive na presença de Deus, amando-O e obedecendo-O, tem o privilégio da sua divina benção sempre!

Estamos aqui falando de DEUS, mais preste atenção Deus é UNIVERSAL, e neste blog estamos falando de Umbanda temos o sincretismo religioso presente, DEUS = ORUMILÁ
JESUS = Oxalá
O significado da benção se refere sempre pedindo algo de melhor para seu semelhante, dentro das religiões existem varias formas de dialetos de pedidos de BENÇÃO.
Veremos algumas:
Umbanda: PEDIDO & RESPOSTA
A benção meu Pai (Mãe) = Oxalá de a bençõe ou meu Pai (a) a bençõe
Angola:
Mucuiu = Mucuiu no Zambe
Nagô:
Kolofé Babá = Kolofé Olorum
Gegê:
Kolofé Tatá = Kolofé Olorum
Congo:
Kufunfun = Kufunfun Zambi Aponjo
Queto:
Mutumbá = Mutumbá Olorum

http://umbanda-de-deus.blogspot.com.br/2010/07/bencao-em-varias-nacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário