quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ARTE BUDISTA - REPRESENTAÇÃO DE DEIDADES E BUDAS

Budas, Deidades & outras imagens sagradas

Thangka é uma arte religiosa que budistas usam para representar deidades, mandalas e figuras históricas. Cada unidade possui medidas geométricas exatas, estudadas e escritas em antigos manuscritos. Essas medidas são baseadas por exemplo, na astrologia, no corpo humano, nas dimensões de diversos tipos de paraísos e de infernos existentes no universo e outros cálculos secretos. Não apenas a exatidão das linhas e do tamanho das imagens possuem grande importância, mas também suas cores, a posição do corpo e das mãos, os instrumentos exibidos e as oferendas dadas, guardam valores simbólicos. O material utilizado para thangkas é pano de linho ou algodão; tecidos de seda são reservados para assuntos mais importantes. Antes da pintura começar, o material é costurado ao longo das bordas com fios de linho e esticado sobre uma moldura de madeira feita especialmente (T. Tang shin). Em seguida, uma pasta feita de cola animal misturado com pó de talco é espalhada sobre a superfície para bloquear seus orifícios. Quando a pasta é raspada e o pano fica completamente seco, o material está pronto para a pintura. Para começar, o artista trabalha os esboços das imagens com carvão em varas. O desenho começa geralmente com a figura no centro e depois vai para as divindades ou paisagem circundante. Os pigmentos usados vêm de minerais não-transparentes como a malaquita e o cinábrio. Eles são misturados com cola animal e bile de boi para dar brilho. Quando a pintura é feita, é montada em uma borda de seda em brocado. Thangkas importantes são bordados com linhas, alguns deles usam uma grande variedade de padrões de costura, para lhes dar um efeito tridimensional. Os temas pictóricos de thangkas incluem retratos de Budas e história da vida  dos grandes mestres. Thangkas são geralmente de forma retangular, e os quadrados estão reservados para mandalas. As pinturas variam em tamanho.Um grande thangka mobiliza muitas vezes uma grande equipe de artistas e demora meses, até anos, para ser considerado acabado.

Avalokiteshvara de Mil Braços

Buda Avalokiteshvara, o Buda da Compaixão, é a corporificação da compaixão universal de todos os seres iluminados. Confiando nele nós naturalmente aumentamos nossa própria compaixão.
Ele tem mil braços, com um olho na palma de cada mão, demonstrando que olha e cuida de infinitos seres vivos.

Amitabha

Amitabha é o Buda da luz infinita. Seu corpo é luz vermelha, a cor do pôr-do-sol, e simboliza que ele é a personificação da fala iluminada de todos os Budas.
Suas mãos estão no mudra do equilíbrio meditativo segurando um vaso cheio de néctar que simboliza a realização plena felicidade da verdade última. Seus três mantos simbolizam sua maestria dos três treinos superiores (disciplina moral superior, concentração superior e sabedoria superior).
Ele é a mesma natureza que Buda Amitayus

Amitayus

Amitayus é o Buda de longa vida, mérito e sabedoria. Empenhando-nos na prática de Amitayus podemos desenvolver essas qualidades – essenciais ao nosso desenvolvimento espiritual – e eventualmente atingir o estado de imortalidade da iluminação.
Podemos também usar essas práticas para ajudar a remover os perigos da vida dos outros.
Essa prática pode ser encontrada na sadana Ioga de Buda Amitayus e a versão áudio, no CD Sons de longa vida.

Assanga

Assanga foi um grande iogue budista indiano e erudito do século quinto, autor do Compêndio de Abhidharma, que tinha grande conexão com Buda Maitreya.
Devido a sua grande compaixão, ele foi habilidoso ao purificar todas as suas obstruções cármicas e assim ver diretamente seu Guia Espiritual, Buda Maitreya. Veja o livro Caminho alegre da boa fortuna para ver a história completa.

As imagens fazem parte do acervo do site Budismo Kadampa, se você quiser ter acesso a mais imagens acesse: http://kadampa.org/pt/reference/arte-budista/

Mais imagens para imprimir e colorir: http://www.educolorir.com/paginas-para-colorir-budismo-c314.html

4 comentários:

  1. Muito boa a seleção de imagens e informações.

    ResponderExcluir
  2. Karin querida você tem investido no seu blog ,me sinto tão bem ,pois saber que temos parceiros no sentido da busca de um pluralismo religioso ,de uma postura autera em relação aos paradigmas que cercam o Ensino Religioso .Nossa quantas sugestões,quantas informações .Parabéns garota e vou aproveitar seu gás para meus alunos Linneu ficarem mais espertinhos também rsrs!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho e pelo reconhecimento. A ideia do blog é justamente ajudar na pesquisa e preparação de atividades. Estou preparando algumas postagens só com desenhos para imprimir e colorir, confesso que está bem difícil encontrar de algumas matrizes, por isso da demora.
    Beijos e aproveite!!

    ResponderExcluir