segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CRIAÇÃO DO MUNDO - POVO ASTECA

O mito da criação asteca que conta como o mundo se originou é chamado a Lenda do Quinto Sol. Várias versões diferentes deste mito existe porque as histórias eram originalmente transmitido pela tradição oral, e porque os astecas adotado e modificado deuses e mitos de outras tribos. 

A Lenda do Quinto Sol


Segundo a mitologia asteca, o mundo foi a quinta era de um ciclo de criação e destruição, durante o qual diferentes deuses primeiro governou a terra através de um elemento dominante, e então destruído. Estes mundos foram chamados de sóis.



Ometeotl

  
O criador do mundo era o Ometeotl deus, que era macho e fêmea e deu à luz quatro tezcatlipocas do Leste, Norte, Sul e Oeste. Esses deuses acabaram por criar o mundo e todas as outras divindades.
  
Em seguida, eles tiveram que dar a luz aos seres humanos e para isso, um dos deuses tiveram que se sacrificar para o fogo. O primeiro deus a sacrificar-se foi Tezcatlipoca. Este primeiromundo era habitado por gigantes e chegou ao fim quando os gigantes foram devorados pelas onças.



Quetzalcoatl


  
segundo mundo, ou do sol, era governada por Quetzalcoatl, a terra era povoada por seres humanos. Este mundo chegou ao fim através de furacões e enchentes. Os sobreviventes fugiram para o topo das árvores e foram transformados em macacos.





  
Terceiro Sol foi dominado pela água e sua deidade dominante era Tlaloc . Povos que habitaram este mundo comeu sementes aquáticos. Este mundo chegou ao fim quando o deus Quetzalcoatl fez chover fogo e cinzas. Os seres humanos que não morreram se as aves e os outros foram substituídos por outros animais.






  
Quarto Sol foi governada pela deusa Chalchiuthlicue , irmã e esposa de Tlaloc. Um grande dilúvio marcou o fim do mundo e todas as pessoas se transformaram em peixes. A nova versão do mito diz que, no final dessa época, os deuses se reuniram em Teotihuacán para decidir quem tinha de sacrificar a si mesmo para que o mundo novo para começar. O Huehueteotl deus, o deus do fogo de idade, começou uma fogueira sacrificial, mas nenhum dos deuses mais importantes queria saltar para dentro das chamas. Só Deus o velho Nanahuatzin teve a coragem de saltar para dentro das chamas e se tornou o novo sol.




Tonatiuh

  
Quinto Sol era o mundo em que viviam os astecas. Tonatiuh o deus sol era a deidade. Os astecas se consideravam o "Povo do Sol" e, portanto, seu dever era para nutrir o dom de Deus através de oferendas e sacrifícios de sangue. Na falta de fazer isso teria causado o fim do seu mundo, o desaparecimento do sol no céu.Este mundo é caracterizada pelo signo Ollin, que significa movimento. De acordo com as crenças astecas, este indicou que este mundo chegaria a um fim através de terremotos.
  
Uma versão deste mito é gravado no famoso Calendário Asteca de Pedra, uma escultura de pedra colossal cujas imagens se refere a uma versão deste conto criação ligada à história asteca.



(http://gaianovaera.blogspot.com.br/2011/06/mito-da-criacao-asteca.html)





Nenhum comentário:

Postar um comentário