segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Deidades hindus

Conhecendo mais sobre o significado das deidades hindus:
Os deuses e deusas hindus simbolizam o Supremo, também conhecido como o Ser ou Brahman, em seus diferentes aspectos. Os mais reverenciados são a Trindade de Brahma, Vishnu e Shiva. Muitos outros deuses, como Ganesha, Krishna, Rama, Hanuman, e as deusas, Kali, Durga, Lakshmi e Saraswati são os símbolos mais conhecidos do panteão hindu em todo o mundo.

Ganesha 
Divindade com cabeça de elefante e montando um rato, Ganesha é indiscutivelmente o mais popular dos deuses hindus, e um dos mnemônicos comum para qualquer coisa associada com o hinduísmo. Filho de Shiva e Parvati, Ganesha é representado com um tronco com curvas e orelhas grandes, e uma enorme barriga e corpo de ser humano. Ele é o senhor do sucesso e destruidor dos males e obstáculos. Ele também é reverenciado como o deus do conhecimento, sabedoria e riqueza.


Shiva 
Divindade mais poderosa e fascinante do hinduísmo, que representa a morte e dissolução. Uma das divindades na Trindade hindu, e conhecido por muitos nomes - Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath, Bhole Nath - Shiva é talvez a mais complexa das divindades hindus. Hindus reconhecem isso colocando seu santuário no templo separados dos de outras divindades Shiva e adorando como um símbolo fálico chamado de 'Shiva Limgam' na maioria dos templos.


Krishna 
O grande expoente do Bhagava Gita (parte ou capitulo) do épico Mahabarata), Krishna é o nono e mais completo do avatar de Vishnu, a Divindade da Trindade hindu. De todos os avatares, ele é o mais popular e talvez o mais próximo ao coração das massas. Esta deidade de pele azul tem influenciado o pensamento indiano, a vida e a cultura, não só na religião e filosofia, mas também em seu misticismo e literatura, pintura e escultura, dança e música, e todos os aspectos do folclore indiano.


Rama 
Rama, o avatar perfeito, o Protetor Supremo Vishnu, é um favorito de todos os tempos entre as divindades hindus. Ele é o símbolo mais popular da coragem e da virtude, Rama é "a personificação da verdade, da moral, o filho ideal, o marido ideal, e acima de tudo, o rei ideal”. Ele é amplamente considerado como uma figura histórica real – um 
“herói da Índia antiga" - cujas façanhas formam o grande épico hindu Ramayana ou o romance de Rama.


Hanuman 
Deidade com corpo de macaco e de grande poder, ajudou o Senhor Rama na sua expedição contra as forças do mal, descrito no épico Ramayan. Ele é um dos ídolos mais populares do panteão hindu. Considerado um avatar do deus Shiva, Hanuman é adorado como um símbolo de força física, perseverança, dedicação e devoção. Em tempos de dificuldades, é comum entoar o nome de Hanuman ou cantar seu hino - "Hanuman Chalisa". Templos Hanuman estão entre os santuários mais comuns na Índia.


Vishnu 
divindade amorosa da Trindade Hindu, simboliza a paz. Vishnu é o Preservador e Sustentador da vida com seus princípios morais de ordem, justiça e verdade. Quando esses valores estão ameaçados, Vishnu emerge de sua transcendência para restaurar a paz e a ordem na Terra. Existem 10 encarnações terrenas de Vishnu, ou avatares. Devotos de Vishnu são chamados Vaishnavas, e sua consorte é Lakshmi. Vishnu é popularmente venerado como Senhor Venkateshwara no sul da Índia.


Lakshmi 
Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakshmi" é derivado da palavra em sânscrito Laksya, que significa 'fim' ou 'meta', e ela é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa a beleza, pureza e fertilidade.


Durga 
A Deusa Mãe - conhecida também como Bhavani, Sherawali, Amba, Chandika, Gauri, Parvati, Vaishno Devi - representa o poder de fogo e os deuses. O nome "Durga" significa "inacessível", e ela é a personificação do lado ativo do divino "shakti" a energia do Senhor Shiva. Durga é geralmente retratada montada num leão ou tigre, e portando armas em seus muitos braços. Ela é a protetora dos justos, e a destruidora do mal.


Kali 
Kali, a deusa de pele negra, é a forma amendontradora e feroz da Deusa Mãe Durga. Ela é descrita como tendo nascido a partir da testa da deusa Durga, durante uma de suas batalhas com as forças do mal. Kali é representada com o mais feroz recursos entre as divindades de todo o mundo. Sua língua se projeta para fora, seus olhos são vermelhos, e seu rosto e seios estão manchados de sangue. Ela está com um pé na coxa e outro no peito de seu marido, Shiva. Cada símbolo de sua figura representa um aspecto do caminho espiritual.


Saraswati 
A deusa do conhecimento e da aprendizagem, representa o livre fluxo de sabedoria e consciência. Ela é a mãe dos Vedas, e dos cantos - chamados 'Saraswati Vandana' geralmente começam e terminam as lições védicas. Ela simboliza a deusa da sabedoria, da arte e da música, ela é a filha de Lorde Shiva e da Deusa Durga. Acredita-se que Saraswati abençoa os seres humanos com o poder da fala, sabedoria e aprendizado.
(http://www.ammabrasil.org/significado/DeidadesHindus.htm)






Nenhum comentário:

Postar um comentário