terça-feira, 22 de julho de 2014

São Francisco de Assis


São Francisco de Assis é um dos santo mais queridos da nossa Igreja e até por quem não é católico. Porque tinha um coração cheio de amor por tudo o que Deus criou e principalmente com as pessoas.
Ele nasceu de uma família muito rica, mas se fez pobrezinho para que Deus fosse sua única riqueza ele disse: “Agora que não tenho nada tenho tudo, porque esse mundo inteiro pertence a Meus Pai do Céu que criou todas as coisas… “ 
Curiosidades 
Ele gostava de poesia e brincar com as palavras, tipo: Deus Pai é tão bom que é uma mãe!
Ele gostava de música, estava sempre cantando. Um dia queria tocar violino, mas não tinha um, então pegou duas varetinhas e ficou brincando que estava tocando e imaginando o som do violino na cabeça.
Ele amava os pobrezinhos, trabalhava com eles na roça, para ajudá-los a ganhar um dinheirinho a mais, cuidava dos doentes, especialmente dos leprosos que ninguém queria cuidar.
Ele gostava dos animais, não tinha coragem de matar nem uma formiga, porque não tinha o dom de dar a vida pra ela. Respeitava muito os seres vivos.
Texto disponível em: http://pequenogigante.blogspot.com.br/2012/10/sao-francisco-de-assis.html

A partir da leitura do texto e da observação de imagens demos início a uma pesquisa sobre outras fontes que pudessem conter a história de São Francisco. Fizemos isso para observar diferentes visões sobre a mesma história. A surpresa foi ótima, encontramos várias coisas diferentes como:
A música de Vinicius de Moraes, no disco A Arca de Noé, com interpretação de Ney Matogrosso.
Lá vai São Francisco 
Pelo caminho 
De pé descalço 
Tão pobrezinho 
Dormindo à noite 
Junto ao moinho 
Bebendo a água 
Do ribeirinho. 

Lá vai São Francisco 
De pé no chão 
Levando nada 
No seu surrão 
Dizendo ao vento 
Bom dia amigo 
Dizendo ao fogo 
Saúde irmão. 

Lá vai São Francisco 
Pelo caminho 
Levando ao colo 
Jesuscristinho 
Fazendo festa 
No menininho 
Contando histórias 
Pros passarinhos. 

Lá vai São Francisco 
Pelo caminho.
 
Uma série de tirinhas do personagem Cisco, inspirado em São Francisco.



Então, como tarefa de casa, pedi que cada criança, com o auxílio de seus pais, trouxesse um animal produzido com sucata. Eu também fiz a tarefa de casa, produzi uma imagem de São Francisco usando garrafa pet, papel kraft, sulfite, uma bola de isopor, fita crepe, cola quente, retalho de papel laminado e restos de EVA. Os animais ainda não chegaram, as crianças trarão nesta semana, assim que chegarem montarei a exposição e colocarei fotos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário