segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

LUGARES SAGRADOS CICLO I








3º ANO

Objetivo: Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no Brasil.
Conteúdo: Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos).
Critérios de ensino-aprendizagem: Identifica os lugares sagrados existentes no Brasil.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES[1]:

1.    Apresentar imagens de diferentes lugares sagrados e seculares, contemplando as quatro matrizes, e de lugares não sagrados. Sem identifica-los, apenas mostrar as figuras e/ou fotografias.
2.    Distribuir as imagens, uma para cada criança e, no quadro negro ou em um cartaz próprio, desenhar duas colunas: SAGRADO e SECULAR. Explicar o conceito de cada um. Pedir que cada criança coloque a imagem recebida na coluno correspondente, auxiliar se e quando necessário. Escrever o nome da organização a que a imagem pertence ou o nome do lugar.
3.    Passar o vídeo, disponível no youtube, “A lenda do monte Pascoal”[2] Explicar para as crianças que, devido ao fato que aconteceu neste monte ele se tornou um lugar sagrado para aquela comunidade.
4.    A partir da história, realizar uma roda de conversa para que as crianças digam “O que torna um lugar sagrado”? Pode-se pedir que as crianças escrevam suas respostas em uma folha sulfite e ilustrem com um lugar que é sagrado para elas. As folhas podem ser reunidas em um livro de lugares sagrados da turma.


[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] "Esse filme ajudará no fortalecimento dos Pataxós, tanto por retratar alguns momentos ritualísticos, como por ajudar na divulgação de nossa cultura".               Índio Tonon


Resultado de imagem para MONTE PASCOAL BRASILResultado de imagem para MONTE PASCOAL BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário