segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Início do ano

Sabemos que a área de Ensino Religioso sofre bastante preconceito, pela falta de conhecimento e pela sua história. Por isso, no início de cada ano, envio uma "carta" às famílias de meus alunos. Algumas pessoas têm me pedido uma cópia do texto, então resolvi compartilhar com vocês:


Família:

Em primeiro lugar gostaria de me apresentar, sou a professora Karin Willms, neste ano lecionarei Ensino Religioso na turma de sua/seu filha/filho. A agenda é nossa principal fonte de comunicação e, por este motivo, deve ser usada para o envio de recados e para marcar nossas conversas. Tenho permanência todas as quartas-feiras, mas as vezes é necessário que me ausente para participar de cursos e encontros que visam aprimorar os conhecimentos e melhorar a nossa prática docente, assim peço que marque com antecedência caso seja necessário conversarmos pessoalmente.
Com relação a nossa área do conhecimento, o Ensino Religioso, é importante conhecer alguns pontos:

A legislação que rege nossa área

LEI Nº 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997.
"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
§ 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.
§ 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."

Nosso Objetivo:

O Ensino Religioso tem como objetivo estudar o fenômeno religioso e suas implicações na vida humana. Temos a religião como objeto científico e buscamos estudá-la de um ponto de vista neutro e livre de quaiquer formas de proselitismo.
Compreendemos que é necessário conhecer para respeitar e, por isso, apresentamos às crianças as diferentes formas de ser e de acreditar presentes na comunidade local e no mundo em que vivemos. Acreditamos que, a partir deste trabalho, teremos uma sociedade mais consciente e tolerante com a diversidade religiosa.
O Ensino Religioso, como área do conhecimento, é diferente de “aula de religião”, ou catequese, ou da escola bíblica, ou ainda de qualquer modelo de doutrinação, não pressupondo a adesão e muito menos o proselitismo ou a propagação de determinada crença religiosa. Sua especificidade é a decodificação ou a análise das manifestações do sagrado, possibilitando ao estudante o conhecimento e a compreensão do fenômeno religioso como fato cultural e social, bem como uma visão global de mundo e de pessoa, promovendo, assim, o respeito às diferenças no convívio social. O objeto de estudo do Ensino Religioso é o fenômeno religioso que compreende o conjunto das diferentes manifestações do sagrado no âmbito individual e coletivo. Esse fenômeno acontece no universo de uma cultura, é influenciado por ela e, conseqüentemente, também a influencia. (Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba).

As atividades realizadas podem ser acompanhadas pelos endereços:



Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos,

Karin Willms

"Nenhuma religião que persegue outras é digna de respeito, 
e nenhuma religião que condena outras merece admiração." 

(Jonathan Sacks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário