sexta-feira, 3 de março de 2017

O UNIVERSO DO SAGRADO REFLETIDO EM CURITIBA



Curitiba, desde a sua fundação, têm sido a morada de pessoas das mais diversas culturas e etnias. Isso confere a cidade um charme especial marcado pelas praças, parques e monumentos erguidos em homenagem à esses povos que tanto contribuíram para a formação e crescimento da cidade.
Esses povos, trouxeram na bagagem seus objetos pessoais, memórias e também a sua religiosidade, fundando aqui templos, mesquitas, sinagogas, igrejas, terreiros e todo tipo de espaços de louvor e reunião.
Os conteúdos do componente curricular Ensino Religioso tem como função apresentar às crianças de nossa cidade a diversidade religiosa e cultural que compõem a cena curitibana. Um dos conteúdos, “Lugares Sagrados” apresenta a beleza dos espaços destinados aos cultos e reuniões das quatro matrizes que compõem a religiosidade de nosso povo. Assim, explorar estes lugares traz à criança a possibilidade de conhecer diferentes culturas e ampliar os horizontes.
1.    Apresentar às crianças diferentes espaços de Curitiba, que são destinados à reuniões e cultos em Curitiba.
2.    Contextualizar a origem da religião que se organiza naquele espaço, bem como a chegada de seus seguidores à cidade de Curitiba.
3.    Construir maquetes desses espaços para exposição na escola (com ciclo II e ciclo III).
4.    Construir jogos de percurso sobre os lugares sagrados de Curitiba (terceiro ano).
5.    Construir jogos de memória com imagens dos lugares sagrados de Curitiba (segundo ano).
6.    Construir quebra-cabeças com imagens dos lugares sagrados de Curitiba (primeiro ano).

Exemplos de lugares sagrados em Curitiba











Disponível em: http://multimidia.cidadedoconhecimento.org.br/CidadeDoConhecimento/lateral_esquerda/menu/downloads/arquivos/10404/download10404.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário