sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Organizações Religiosas - 1º ano

Conteúdo: Organizações religiosas da comunidade, em espaços de vivência e referência contemplando as quatro matrizes.

Objetivo: Conhecer a diversidade religiosa no contexto onde vive.


Metodologia
Onde Está Deus?
Mobilização para o conhecimento:
Roda de leitura com o livro: Onde está Deus?
O livro traz a história de Pedro, ele é um garoto esperto que ouviu falar muito de Deus e está convencido de que Ele deve morar em algum lugar. Mas onde? Ninguém em sua casa parece ter muita certeza. Então, Pedro começa uma busca por conta própria, lá fora. O que ele poderá descobrir?

Após a leitura perguntar às crianças se eles conhecem algum desses lugares por onde Pedro passou, se já viram no caminho de casa até a escola, etc. 



Construção do conhecimento:
Apresentar um mapa (do google) com o entorno da escola identificando os templos religiosos que fazem parte da paisagem local. Se possível, imprimir cópias do mapa em preto e branco para que as crianças pintem. Outra sugestão interessante é fazer o mapa em tamanho grande e colocar símbolos identificando os locais, geralmente o google só marca templos grandes e de religiões específicas, por isso é interessante que a professora ou professor conheça o espaço do mapa e possa colocar as marcações junto com os alunos. Exemplo:
 

Elaboração da síntese do conhecimento:
Cada um desses espaços se organiza de alguma forma, por isso o nome "organização religiosa", aqui será necessário explicar para as crianças o que é uma organização. Um bom exemplo é a sala de aula. A organização da sala de aula se dá pelo espaço, mobiliário, professor que ensina, alunos que aprendem, direção e equipe pedagógica que coordenam, etc. Nas religiões não é diferente, elas possuem espaço, líderes, horários, etc.

Sugestão de atividade:
Escrever uma lista (coletivamente) com as organizações religiosas que as crianças conhecem acrescentando as demais do entorno da escola a fim de contemplar as quatro matrizes.

Um comentário: