sábado, 8 de agosto de 2015

FESTAS POPULARES E RELIGIOSAS

As festas religiosas fazem parte do currículo do Ensino Religioso. Além do caráter religioso, as festas representam a cultura de uma determinada região e acabam por fazer parte do cotidiano das pessoas. Estas celebrações trazem, em seus ritos e festejos, laços sociais e raízes que aproximam a comunidade resgatando suas lembranças e trazendo emoções. Nestas manifestações encontramos o canto, a dança e a música trazendo o espírito da celebração e traduzindo para uma linguagem universal a cultura e a alma da religião que representam.
Um exemplo de festa popular que também possui simbologia religiosa:



BOI BUMBÁ


Surgiu no final do século XVII, possui inúmeras interpretações. É uma das principais manifestações brasileiras e, acredita-se, possui influências da tradição portuguesa e egípcia (por meio da história dos adoradores do Boi Ápis, conhecido por seu o deus da fertilidade), está presente em todas as regiões do Brasil sob nomes diferentes.
A história mais conhecida é a de que um casal de negros retirantes havia roubado uma novilha (para matar e repartir a carne entre os negros) de uma fazenda, esta novilha era a predileta do fazendeiro. Este, ficou tão desolado que mandou chamar um pajé para ressuscitar o animal.
Entre os nomes do boi estão:
Boi-Bumbá
Bumba-meu-Boi
Bumba-Boi
Boi-Surubi
Boi-Calemba
Boi-de-Mamão

ATIVIDADES SOBRE O BOI BUMBÁ































Nenhum comentário:

Postar um comentário