segunda-feira, 22 de junho de 2015

TASBIH, TERÇO, MALA OU JAPA ISLÂMICA

Acessório profundo, leve, representação da ligação com o infinito,



No momento de prece, oração, meditação ou contemplação mística de qualquer origem, a repetição é exercício fundamental; se bem trabalhada, atinge os estágios mais profundos da consciência.



Em cada cultura há uma contagem específicas de repetições a serem seguidas, ligadas à números/símbolos, que fixam na mente diversos significados peculiares e particulares.



O Tasbih, espécie de rosário islâmico ligado à prática sufi, possui geralmente 99 contas, que representam os 99 nomes de Allah presentes no Corão Sagrado e Hadiths. Se utiliza, habitualmente, para praticar o dikr, a súplica, invocações dirigidas a Deus, geralmente trechos retirados de Suras do Corão Sagrado.




A Japa Védica possui 108 contas, que representam os 108 Gopis, devotos principais de Krishna. Existem santos nomes de Deus nesta cultura também, mas o mais comum é a recitação de mantras, os dikrs védicos.

A Mala Budista
  também possui 108 contas, pois provém da cultura védica; mudam-se apenas os mantras e as divisões: 4, referindo-se tanto às quatro verdades de Buda, quanto às quatro atividades iluminadas.

O Terço Cristão possui tradicionalmente 150 contas, divididas em três colares de 50, referindo-se, cada uma, aos mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos; mas isso não é fixo: em uma religião que vive mudando sua própria escritura base, tomou-se como natural o acréscimo de mais 50 contas por João Paulo II. Agora, se o terço, com o tempo, passará a se chamar quarto, é um mistério.

(Fonte: http://reflectionsmat.blogspot.com.br/2013/08/tasbih-terco-mala-ou-japa-islamica.html)

ATIVIDADES



Construir colares de miçanga com os alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário