sábado, 11 de abril de 2015

COLEÇÃO - MITOS DO MUNDO

MITOS DO MUNDO

A premiada coleção reúne narrativas escolhidas e recontadas por especialistas que apresentam ao leitor a força e beleza originais, além de os ilustradores explorem os símbolos visuais de cada cultura. Cada volume traz o contexto histórico em que os mitos surgiram. Altamente adotada.

Cosac NaifySe os legendários guerreiros samurais eternizaram os mitos e as lendas japoneses, neste livro voltamos a um tempo muito anterior. As autoras nos conduzem pela saga dos deuses que, de acordo com a mitologia japonesa, participaram da criação do país. Em dado momento, mito e história se entrelaçam, revelando um mundo riquíssimo de tradições acumuladas durante séculos. O ilustrador Carlo Giovani trabalhou com diferentes processos de dobradura e modelagem de papel, criando esculturas tridimensionais posteriormente fotografadas com efeitos de luz e transparência.

Cosac NaifyPesquisadora da cultura indiana, Lúcia Fabrini de Almeida escolheu os textos mais saborosos dos antigos livros da cultura hindu, os Vedas, e as epopeias clássicas Ramayana e Mahabharata para compor as histórias deste livro. Deuses como cabeça de elefante, macaco voador que aumenta e diminui de tamanho são representações importantes para dizer o quão variado é o universo. As cores, formas e texturas de Zé Tatit somam beleza e singularidade aos mitos.

1ª reimpressão, 2003

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2003

Cosac NaifyTodos conhecem as façanhas de Zeus, Ártemis, Atena, Hermes, Dioniso, Héracles, Teseu, Perseu, Odisseu, Aquiles e Páris. Mas o que pouca gente sabe é que eles tiveram pais, irmãos e uma infância prodigiosa. Neste livro, o leitor descobrirá episódios pouco conhecidos sobre a infância desses deuses e heróis gregos: pais com ciúmes dos filhos, um irmão passando a perna no outro, crianças abandonadas. Mas também havia a doçura da mãe, a homenagem carinhosa à amiga, o orgulho do avô coruja. As ilustrações de Felipe Cohen recuperam arquitetura, objetos, símbolos e adornos característicos da cultura grega. Há ainda a genealogia dos deuses e o parentesco dos heróis, texto sobre as tradições na Grécia, além de fontes de pesquisa e sugestões de leitura. Para ser lido por estudantes, professores, e por qualquer pessoa que aprecie uma boa história.

Cosac NaifyO mundo não seria o mesmo sem os ciganos. Presentes em quase todos os países, eles marcam as mais diversas culturas com sua dança, música, costumes e tradições, herdados de geração para geração. Neste livro, a antropóloga Florencia Ferrari apresenta seis contos recolhidos na tradição oral de comunidades ciganas de diferentes países. São histórias de enganação e sedução, esperteza e bom humor, prodígios e assombros, que apresentam os principais traços da vida cigana, numa costura literária que recusa os estereótipos e clichês. Stephan Doitschinoff utilizou recortes de tecidos, mapas, dinheiro, fotografias, para compor o cenário andante e aventureiro dos ciganos.

Cosac NaifyO autor retoma textos do Talmude, código da religião judaica criado no século V, para abordar algumas passagens da Torá, conjunto de escrituras sagradas que existiriam antes mesmo de o mundo ser criado. Sete rabinos se reúnem para repetir um ritual tão antigo quanto a própria Criação: contar histórias. Surgem, assim, as narrativas da Lua narcisista, que quer ser maior do que o Sol; da dúvida divina sobre onde em Adão sopraria a alma; do Senhor do Bom Nome, fundador do hassidismo, e outros mitos. Partindo de símbolos tradicionais, o artista plástico Sérgio Sister criou desenhos abstratos para as histórias dos rabinos, em tons de ouro, prata e azul.

1ª reimpressão, 2011

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2006

Cosac NaifyFilha de mãe russa e pai brasileiro, Marina Tenório recupera um dos mitos que ouvia na sua infância, em Moscou. A história fantástica de três filhos, um de uma nobre, outro de uma cozinheira e, o mais forte, de uma vaca que pastava perto do palácio - trata-se de uma inusitada narrativa do rico repertório de canções russas. Segue, ainda, a tradicional estrutura das bylinas, épicos tão antigos quanto o povo. 
As xilogravuras de Fernando Vilela materializam a profundidade do "herói quase perfeito" e a veemência destas narrativas.

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2005
Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2005

Cosac NaifyNeste livro, foram recuperados sete relatos do império Inca deixados por seus descendentes, na tradição oral. São histórias da fundação de Cuzco, da chegada dos espanhóis e da importância da escrita como sobrevivência cultural. Grande conhecedor da língua quíchua, o antropólogo peruano Rodrigo Montoya fez um livro de histórias e de informação, trazendo para o leitor brasileiro um pouco mais sobre uma cultura tão desconhecida. A parceria com Andrés Sandoval, que criou as ilustrações, dá ainda mais vida a esses mitos.

2ª reimpressão, 2010

Cosac NaifyA antropóloga Betty Mindlin recolheu nove mitos de seis povos indígenas, com línguas e crenças distintas, que nos mostram a riqueza das explicações dos índios sobre a criação do mundo e a relação do homem com a natureza. Luana Geiger pinta a simplicidade da iconografia corporal dos índios.

4ª reimpressão da 2º edição, 2011

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2002
Programa Ler e Escrever 2007

Cosac NaifyNa cultura africana, cada ser humano está sob a proteção de um dos dezesseis príncipes, o seu padrinho do destino, cuja missão era colecionar histórias. No Brasil, os pais e mães-de-santo do candomblé são os sucessores dos príncipes africanos. É a partir desta premissa que o sociólogo Reginaldo Prandi reuniu os contos do livro, ilustrados por Paulo Monteiro.

5ª reimpressão, 2011

Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) 2005
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2003

http://editora.cosacnaify.com.br/Default/1/Default.aspx



Nenhum comentário:

Postar um comentário