segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PLANO ANUAL - CICLO I

PRIMEIRO ANO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Reconhecer o outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas
ALTERIDADE
Eu e os outro somos nós
Roda de leitura:
- “Minhas contas”[1]
- Brincadeira do espelho[2]
Verificar se o estudante:



- Identifica as diferenças pessoais, culturais, étnicas e religiosas, vivenciando o respeito às pessoas?



- Compreende que na sociedade em que vive, as pessoas podem seguir ou não uma determinada crença religiosa?
Cada um tem o seu jeito de ser e de acreditar
- Confecção de um livro de imagens baseado no livro “Diversidade” de Tatiana Belinky[3]
As diferenças religiosas
- Pesquisa, com as famílias, sobre sua religião[4]
- Construção de um gráfico com as religiões da turma[5]
A riqueza das diferenças religiosas
- Observar imagens de diferentes espaços, rituais e vestimentas religiosas.
- Registrar em forma de desenho a diversidade observada.
2.    Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A religião na vida das pessoas.
- Caminhar, pelo espaço escolar, procurando elementos religiosos.
- Registrar, por meio de desenho, os elementos encontrados.
Verificar se o estudante:



- Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano e vivencia gestos de solidariedade para com os outros?
As tradições religiosas de nossa comunidade.
- Roda de conversa sobre os espaços sagrados que compõem a comunidade entorno da escola.
- Apresentar fotos das tradições religiosas presentes no entorno da escola.
As religiões e a prática do bem (caridade, solidariedade, etc.)
- Roda de leitura:
“O tigre, o leão e o sábio”[6]
3.    Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados.
SÍMBOLOS RELIGIOSOS
O que são símbolos religiosos.
- Roda de leitura “As viagens do bonequinho do banheiro” – Ziraldo[7]
- Recorte e colagem de diferentes símbolos encontrados em revistas, livros e jornais.
Verificar se o estudante:

- Identifica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
- Aponta símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Símbolos religiosos na vida das pessoas.
- Ver o filme “O segredo dos cinco furiosos”[8] e observar que aparecem símbolos religiosos em quadros, roupas, acessórios, etc.
Principais símbolos de algumas religiões.
- Jogo de memória gigante.[9]
- Separação de símbolos religiosos e seculares.5
4. Conhecer alguns espaços sagrados existentes na comunidade, identificando a função desses espaços.
ESPAÇOS SAGRADOS
O que são espaços sagrados.
- Assistir ao trecho do filme “Kung Fu panda”[10], que fala sobre o pessegueiro sagrado.
- Roda de conversa: o que é sagrado?
Verificar se o estudante:

- Identifica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Aponta espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Espaços sagrados da comunidade.
- Confecção, com o auxílio dos pais, de maquetes de espaços sagrados.[11]
- Realizar uma exposição com as maquetes, no pátio da escola, para que pais, alunos e funcionários tenham acesso à informação.



[1] O livro é do autor Luis Antônio, o Farol do saber tem um.
[2] Em duplas, um deve ficar de frente para o outro e imitar seus gestos.
[3] Não tem no Farol, mas a Marta tem um.
[4] Enviar um questionário, modelo em anexo.
[5] Fazer o gráfico de acordo com as respostas do questionário.
[6] Este texto está no blog e pode, facilmente, ser encontrado na internet.
[7] Tem no Farol do Saber.
[8] Disponível no blog e no youtube.
[9] As imagens estão disponíveis no blog, se tiver dificuldade em encontrar ou imprimir posso enviar por e-mail.
[10] O filme completo está disponível no youtube.
[11] Enviar como tarefa de casa.

SEGUNDO ANO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Reconhecer o outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas
ALTERIDADE
Eu e os outro somos nós
- Dinâmica da caixa com espelho[1]
Verificar se o estudante:



- Identifica as diferenças pessoais, culturais, étnicas e religiosas, vivenciando o respeito às pessoas?



- Compreende que na sociedade em que vive, as pessoas podem seguir ou não uma determinada crença religiosa?
Cada um tem o seu jeito de ser e de acreditar
- Assistir ao filme: “A infância de Krishna”[2], observar imagens de pessoas que seguem esta religião.
- Refletir e desenhar, se você fosse um deus, de que cor nasceria?
As diferenças religiosas
- Leitura do livro: “Onde está Deus?” Victor Kelleher
- Pesquisa: cada criança deverá entrevistar três adultos e perguntar quais deuses estas pessoas conhecem ou já ouviram falar.[3]
A riqueza das diferenças religiosas
- Observar imagens de diferentes espaços, rituais e vestimentas religiosas.
- Confeccionar bonecos, com o auxílio dos pais, de diferentes tradições religiosas.
2.    Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A religião na vida das pessoas.
- Roda de conversa: sua família possui hábitos religiosos? Quais?
- Fazer um cartaz coletivo com os principais hábitos apontados pelas crianças, este cartaz pode ser feito em forma de gráfico.
Verificar se o estudante:



- Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano e vivencia gestos de solidariedade para com os outros?
As tradições religiosas de nossa comunidade.
- Roda de conversa sobre os espaços sagrados que compõem a comunidade entorno da escola.
- Apresentar fotos das tradições religiosas presentes no entorno da escola.
As religiões e a prática do bem (caridade, solidariedade, etc.)
- Quem foi: “Mahatma Gandhi e Madre Tereza?” ler um resumo da biografia destes dois líderes religiosos e observar o que seus ensinamentos tinham em comum.
3.    Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados.
SÍMBOLOS RELIGIOSOS
O que são símbolos religiosos.
- O que são símbolos?
- Pedir que tragam de casa figuras de símbolos (preparar alguns e imprimir), separa o que é religioso e o que é secular.
Verificar se o estudante:

- Identifica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
- Aponta símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Símbolos religiosos na vida das pessoas.
- Em que lugares encontramos símbolos religiosos?
- Mostrar imagens de símbolos em diferentes lugares e situações.
Principais símbolos de algumas religiões.
- Apresentar símbolos das quatro matrizes com seus respectivos significados.
- Confeccionar móbiles com os símbolos religiosos.
4. Conhecer alguns espaços sagrados existentes na comunidade, identificando a função desses espaços.
ESPAÇOS SAGRADOS
O que são espaços sagrados.
- Explorar o conceito de sagrado, usando exemplos práticos.
Verificar se o estudante:

- Identifica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Aponta espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Espaços sagrados da comunidade.
- Definir, em roda de conversa, o que é sagrado.

- Confeccionar, em pequenos grupos, maquetes de espaços sagrados.


[1] Em anexo.
[2] Disponível no blog e no youtube
[3] Roteiro da entrevista em anexo.

TERCEIRO ANO
OBJETIVOS
CONTEÚDOS
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
1.    Reconhecer o outro, refletindo e vivenciando o diálogo e o respeito às diferenças religiosas
ALTERIDADE
Eu e os outro somos nós
- Ouvir a música “É tão lindo” – balão mágico
- Escreve a música em um cartaz e fazer a leitura apontada.
- Desenho de ouvido.[1]
Verificar se o estudante:



- Identifica as diferenças pessoais, culturais, étnicas e religiosas, vivenciando o respeito às pessoas?



- Compreende que na sociedade em que vive, as pessoas podem seguir ou não uma determinada crença religiosa?
Cada um tem o seu jeito de ser e de acreditar
- Assistir ao vídeo “A vida de Buda” – histórias animadas e “Moisés” – da mesma série[2]
- Falar sobre a oração (judeus e cristãos) e sobre a meditação, mostrando imagens.
As diferenças religiosas
- Contar a história da criação do mundo segundo as quatro matrizes religiosas.[3]
A riqueza das diferenças religiosas
- Formar quatro grupos na sala, cada grupo deverá ilustrar a criação do mundo segundo uma das matrizes.
2.    Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
TRADIÇÕES RELIGIOSAS
A religião na vida das pessoas.
- Qual a função da religião na vida das pessoas? Por que surgiram as religiões? – discutir isso em roda de conversa.
Verificar se o estudante:



- Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano e vivencia gestos de solidariedade para com os outros?
As tradições religiosas de nossa comunidade.
- Quais religiões estão representadas na sala de aula?
- Pesquisar, em casa, qual a religião de pelo menos quatro vizinhos. Em sala, confeccionar um gráfico das religiões que compõem a comunidade.
As religiões e a prática do bem (caridade, solidariedade, etc.)
- O que é caridade? – Roda de conversa.
- Confeccionar cartazes sobre o conceito de caridade (segundo o dicionário) e o que as religiões falam sobre ela[4]
3.    Identificar os símbolos religiosos, estabelecendo a relação de seus significados.
SÍMBOLOS RELIGIOSOS
O que são símbolos religiosos.
- Para que servem os símbolos religiosos? Qual a sua função na vida das pessoas?
- Confeccionar quebra-cabeças e jogos de dominó com os símbolos trabalhados.
Verificar se o estudante:

- Identifica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
- Aponta símbolos religiosos das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Símbolos religiosos na vida das pessoas.
-Em que espaços vemos símbolos religiosos?
-Na escola, há símbolos religiosos? Quais?
Principais símbolos de algumas religiões.
- Observar os símbolos religiosos mais conhecidos e, com base em seu significado, discutir com as crianças, por que mesmo as pessoas que não seguem determinada religião, usam símbolos da mesma?
4. Conhecer alguns espaços sagrados existentes na comunidade, identificando a função desses espaços.
ESPAÇOS SAGRADOS
O que são espaços sagrados.
- Observar, no dicionário, o significado de sagrado.
Verificar se o estudante:

- Identifica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Indica espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?

- Aponta espaços sagrados das religiões de matriz: africana, indígena, ocidental e oriental?
Espaços sagrados da comunidade.
- Observar os espaços sagrados de diferentes religiões. Analisar as principais diferenças e semelhanças.

- Confeccionar, com o auxílio das famílias, maquetes de espaços sagrados. Dividir por matriz religiosa.


[1]  Descrição da atividade em anexo.
[2] Vídeos disponíveis no blog e no youtube
[3] Contar uma matriz por aula.
[4] Usar pelo menos uma religião de cada uma das matrizes.

ANEXOS







DINÂMICA DA CAIXA COM ESPELHO
Tempo Estimado: 30 minutos
Material: Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abri-la o integrante veja seu próprio reflexo.
Descrição: O professor motiva o grupo: "Cada um pense em alguém que lhe seja de grande significado. Uma pessoa muito importante para você, a quem gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade... com quem estabeleceu íntima comunhão... que merece todo seu cuidado, com quem está sintonizado permanentemente... Entre em contato com esta pessoa, com os motivos que a tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida..." Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, o coordenador deve continuar: "... Agora vocês vão encontrar-se aqui, frente a frente com esta pessoa que é o grande significado de sua vida".Em seguida, o coordenador orienta para que os integrantes se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos devem olhar o conteúdo e voltar silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicar com os demais. Finalmente é aberto o debate para que todos partilhem seus sentimentos, suas reflexões e conclusões sobre esta pessoa tão especial. É importante debater sobre os objetivos da dinâmica.







ENTREVISTA – DEUSES

1.    VOCÊ ACREDITA EM ALGUM DEUS? QUAL?

2.    VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE OUTROS DEUSES? QUAIS?












DESENHO DE OUVIDO

A PROFESSORA DEVE DAR UMA FOLHA SULFITE PARA CADA CRIANÇA. E DEVE DAR AS COORDENADAS PARA O DESENHO. POR EXEMPLO:

- DESENHE UMA CABEÇA EM FORMA DE OVO;
- OS OLHOS PARECEM DUAS BOLINHAS DE GUDE;
- O NARIZ TEM FORMA DE CENOURA;

ATÉ QUE CONCLUAM O DESENHO, COM CORPO, MÃOS, PÉS, ETC. TUDO DE ACORDO COM AS COORDENADAS DA PROFESSORA.
AO FINAL A TURMA DEVE REFLETIR: A PROFESSORA FALOU A MESMA COISA PARA TODA A TURMA, MAS OS DESENHOS FICARAM TODOS DIFERENTES. POR QUAL RAZÃO?







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