segunda-feira, 1 de julho de 2013

SUGESTÃO DE TEXTO

"MINHA MÃE ERA ANALFABETA, NUNCA QUIS APRENDER A LER. CERTA VEZ EU LHE TROUXE UM CADERNO E UM LÁPIS BENTOS PELO PAPA PAULO VI PARA VER SE ELA SE ANIMAVA A APRENDER. MINHA MÃE JOGOU LONGE, DIZENDO:

 PARA QUE EU QUERO APRENDER A LER E ESCREVER SE TENHO ONZE FILHOS QUE FIZERAM UNIVERSIDADE, QUASE TODOS DOUTORES. PARA QUÊ? ELES SABEM POR MIM. NÃO PRECISO EU ESTUDAR E SABER.

MAS ERA UMA MULHER DE GRANDE SABEDORIA EXISTENCIAL E PROFUNDA PIEDADE. EU COSTUMAVA GRAVAR COISAS QUE ESCREVIA PARA ELA ESCUTAR. MINHA MÃE ESCUTAVA E DIZIA:

ONDE VOCÊ APRENDEU TUDO ISSO? EU NUNCA TE ENSINEI TAIS COISAS!


AO OUVIR UMA DAS GRAVAÇÕES EM QUE FALAVA DA EXPERIÊNCIA DE DEUS, ELA ME OLHOU FUNDO E FEZ A PERGUNTA:

VOCÊ JÁ VIU DEUS?

EU RESPONDI DE PRONTO: MINHA MÃE, A GENTE NÃO VÊ DEUS. DEUS É ESPÍRITO, É INVISÍVEL. ELA DEU COMO QUE UM SUSPIRO, COLOCANDO A MÃO NO PEITO, ME OLHOU COM INFINITA TRISTEZA E DISSE:

VOCÊ É PADRE HÁ TANTOS ANOS E NUNCA VIU DEUS?

EU INSISTI: MÃE, A GENTE NÃO VÊ DEUS. ELA RETRUCOU:

VOCÊ NÃO VÊ DEUS, MAS EU O VEJO TODOS OS DIAS. QUANDO O SOL SE PÕE LÁ NO HORIZONTE. DEUS PASSA COM UM MANTO FANTÁSTICO, LINDO. ELE VEM SEMPRE SÉRIO, E TEU PAI QUE JÁ FALECEU VEM ATRÁS, OLHANDO PARA MIM, ME DÁ UM SORRISO E SEGUE JUNTO COM DEUS. EU VEJO ELE TODOS OS DIAS.

EU FIQUEI PARADO, ME PERGUNTANDO: QUEM É O TEÓLOGO AQUI? ELA OU EU? A ANALFABETA OU O DOUTOR EM TEOLOGIA?
TEMOS QUE APRENDER COM AS PESSOAS QUE VIVEM TAIS EXPERIÊNCIAS. PORQUE A FÉ É UMA EXPERIÊNCIA TÃO GLOBAL QUE ENTRA PELOS OLHOS, ENTRA NO CORAÇÃO, ENTRA NA FANTASIA, ENTRA NAS PROJEÇÕES.
DEUS É A SUBSTANCIA DA PRÓPRIA SUBSTANCIA.
ESSAS PESSOAS NÃO CREÊM EM DEUS. ELAS SABEM DE DEUS PORQUE O VIRAM, PORQUE O EXPERIMENTARAM."




Nenhum comentário:

Postar um comentário