quarta-feira, 29 de maio de 2013

O NASCIMENTO DE UM RIO - texto

Na África contou-se a seguinte história, escutem bem meus amigos, nela há muita sabedoria. Muita gente acredita que a água brota da terra, mas não vê o que acontece antes disso. Preparem-se, que agora vou lhes contar tudo:

Primeiro o nosso Deus, OLORUM, utilizando o calor do sol, aquece as águas dos lagos e oceanos. Então, o belo OXUMARÉ, com seu arco-íris, leva todo esse vapor que emana das águas aquecidas para as nuvens.
XANGÔ, com sua força, anuncia, por meio de seu trovão que a impetuosa IANSÃ está juntando as nuvens com seu vento mágico, que ela faz surgir toda vez que balança suas saias.
Quando as nuvens estão todas arrumadas, XANGÔ lança sobre a terra o EDUM-ARÁ, uma pedra de raio. Desse modo ele avisa à terra, conhecida como ODUDUA, que prepare seu ventre, pois a chuva virá em breve.
Agora a grande maravilha está para acontecer: a chuva cai, reunindo em si todas essas forças, e tão grandiosa e plena ela é, que alimenta a terra e todos os seus seres. ODUDUA acolhe toda a água da chuva, e então, em seu interior, se forma um enorme lago cheio de energia, cheio de AXÉ.
O parto aconte e ODUDUA dá à luz o rio, OXUM, que, brotando de seu interior, desliza por toda a terra, nutrindo-a, refrescando-a e levando a todos os seres a possibilidade da vida.
Depois de um certo tempo, tudo isso acontecerá novamente, e assim será por todos os tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário