terça-feira, 23 de maio de 2017

SÍMBOLOS RELIGIOSOS - PRIMEIRO ANO



1º ANO

Objetivo: Conhecer alguns símbolos religiosos.
Conteúdo: Simbologia natural e construída.
Critérios de ensino-aprendizagem: Diferencia alguns símbolos religiosos de não religiosos.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES[1]:

1.    Fazer um “passeio” dentro da escola, com as crianças, observando as placas: extintor de incêndio, estacionamento, porta do banheiro, etc. Conversar com as crianças sobre a função dos “desenhos” nessas placas, que mesmo as pessoas que não sabem ler reconhecem a mensagem através dos símbolos.
2.    Levar para a sala de aula vários símbolos diferentes (religiosos e não-religiosos) misturados. Deixar que cada criança escolha um e, em círculo, mostre para os colegas e diga porque fez essa escolha.
3.    Durante as falas a professora deve aproveitar para fazer considerações sobre os símbolos religiosos explicando sua função. Após a roda, os símbolos deverão ser colados, pelas crianças, em dois cartazes separando símbolos religiosos e não religiosos.
4.    Os símbolos não precisam, necessariamente, ser um desenho. Para algumas organizações religiosas elementos da natureza são símbolos. Ouvir a música “Banho d’água” da banda Serenô. Fazer uma roda de conversa sobre as funções da água na vida das pessoas.
5.    Trazer imagens que mostrem como a água é utilizada no nosso dia-a-dia e nas religiões.
6.    Confeccionar um livro “Água, símbolo da vida”, cada criança deverá ilustrar uma página do livro, que poderá ficar à disposição na biblioteca ou ser levado cada dia por uma criança para mostrar às suas famílias.


[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
Link para a música: https://www.youtube.com/watch?v=FvvUshHyBj4

Nenhum comentário:

Postar um comentário