1º
ANO
Objetivo:
Conhecer alguns símbolos religiosos.
Conteúdo: Simbologia
natural e construída.
Critérios de ensino-aprendizagem: Diferencia
alguns símbolos religiosos de não religiosos.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES[1]:
1.
Fazer um “passeio” dentro da escola, com as
crianças, observando as placas: extintor de incêndio, estacionamento, porta do
banheiro, etc. Conversar com as crianças sobre a função dos “desenhos” nessas
placas, que mesmo as pessoas que não sabem ler reconhecem a mensagem através
dos símbolos.
2.
Levar para a sala de aula vários símbolos diferentes (religiosos e
não-religiosos) misturados. Deixar que cada criança escolha um e, em círculo,
mostre para os colegas e diga porque fez essa escolha.
3.
Durante as falas a professora deve aproveitar
para fazer considerações sobre os símbolos religiosos explicando sua função.
Após a roda, os símbolos deverão ser colados, pelas crianças, em dois cartazes
separando símbolos religiosos e não religiosos.
4.
Os símbolos não precisam, necessariamente,
ser um desenho. Para algumas organizações religiosas elementos da natureza são
símbolos. Ouvir a música “Banho d’água” da banda Serenô. Fazer
uma roda de conversa sobre as funções da água na vida das pessoas.
6.
Confeccionar um livro “Água, símbolo da vida”, cada criança deverá
ilustrar uma página do livro, que poderá ficar à disposição na biblioteca ou
ser levado cada dia por uma criança para mostrar às suas famílias.
[1]
Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
Link para a música: https://www.youtube.com/watch?v=FvvUshHyBj4
Nenhum comentário:
Postar um comentário