EJA[1]
Objetivo:
Compreender o significado de sagrado e observar a diversidade de lugares
sagrados no contexto em que vive.
Conteúdo:
Lugares Sagrados naturais e construídos.
Critérios de ensino-aprendizagem:
Compreende a diversidade de lugares sagrados e o seu significado para cada
pessoa.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE
1. Roda
de conversa, cujo disparador é a pergunta: “O que é sagrado?”. Cada aluno que
quiser falar poderá dar sua definição, lembrando que essa definição é bastante
pessoal. Para finalizar a roda, o professor poderá trazer o que o dicionário
diz que é “sagrado”.
2. Imprimir
um mapa (do google maps) do entorno da escola, destacando os lugares sagrados
próximos. Conversar com os alunos sobre estes lugares e, com o auxílio dos
conceitos de geografia observar a localização, distância, etc. com relação à
escola. Os alunos também podem acrescentar os lugares que o google não marcou.
3. Perguntar
se os alunos conhecem outros lugares sagrados, mesmo que distantes da escola e
pesquisar imagens e origens dos mesmos.
[1] A
Educação de Jovens e Adultos possui algumas especificidades com relação aos conteúdos.
Como as salas são multisseriadas a organização dos conteúdos, objetivos e
critérios se mostra de maneira diferenciada. Nessas turmas, a aula os conteúdos
de Ensino Religioso aparecem inseridos em práticas de outros componentes e não
possuem professor específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário