Objetivo:
Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o
seu referencial de entendimento das diferenças.
Conteúdo:
Organizações religiosas da comunidade em espaços de vivência e referência,
contemplando as quatro matrizes.
Critérios de ensino-aprendizagem: Identifica
a diversidade religiosa em situações do cotidiano e no contexto em que vive.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]
1.
Retomar a atividade feita no conteúdo
“Lugares Sagrados”, bem como apresentar imagens dos lugares sagrados do entorno
da escola, perguntando às crianças: “A quem estes lugares pertencem?” a partir
das respostas trazer a explicação sobre o que é uma organização religiosa e
porque as pessoas se reúnem nestes espaços.
2.
Realizar a leitura do livro “Onde está Deus?”
ou de conteúdo similar, que mostra diferentes organizações religiosas. A partir
daí permitir que as crianças falem sobre as organizações que elas conhecem e/ou
frequentam.
3.
Pedir às famílias através de agenda ou
caderno próprio que, se possível, enviem fotos da organização religiosa a que
pertencem (com o respectivo nome). A professora/ professor, pode utilizar estas
imagens, complementando com as matrizes não contempladas, para apresentar
diferentes organizações religiosas e suas características mais marcantes.
4.
Para que as crianças compreendam que, mesmo
pertencendo a diferentes organizações, todos podem conviver de maneira
harmoniosa, ser amigos, etc, confeccionar a “Flor da Convivência”. Recortar em
cartolina pétalas de flor, cada criança receberá uma pétala, nela deve desenhar
o seu “autorretrato” e colocar seu nome. As pétalas devem ser coladas num miolo
com uma frase sobre convivência.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário