segunda-feira, 15 de maio de 2017

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - 2º ANO



Objetivo: Reconhecer a diversidade religiosa presente na realidade próxima, construindo o seu referencial de entendimento das diferenças.
Conteúdo: Organizações religiosas da comunidade em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Critérios de ensino-aprendizagem: Identifica a diversidade religiosa em situações do cotidiano e no contexto em que vive.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]

1.    Retomar a atividade feita no conteúdo “Lugares Sagrados”, bem como apresentar imagens dos lugares sagrados do entorno da escola, perguntando às crianças: “A quem estes lugares pertencem?” a partir das respostas trazer a explicação sobre o que é uma organização religiosa e porque as pessoas se reúnem nestes espaços.

2.    Realizar a leitura do livro “Onde está Deus?” ou de conteúdo similar, que mostra diferentes organizações religiosas. A partir daí permitir que as crianças falem sobre as organizações que elas conhecem e/ou frequentam.

3.    Pedir às famílias através de agenda ou caderno próprio que, se possível, enviem fotos da organização religiosa a que pertencem (com o respectivo nome). A professora/ professor, pode utilizar estas imagens, complementando com as matrizes não contempladas, para apresentar diferentes organizações religiosas e suas características mais marcantes.

4.    Para que as crianças compreendam que, mesmo pertencendo a diferentes organizações, todos podem conviver de maneira harmoniosa, ser amigos, etc, confeccionar a “Flor da Convivência”. Recortar em cartolina pétalas de flor, cada criança receberá uma pétala, nela deve desenhar o seu “autorretrato” e colocar seu nome. As pétalas devem ser coladas num miolo com uma frase sobre convivência.



[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.


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