Objetivo:
Reconhecer características de alguns lugares sagrados do Brasil.
Conteúdo:
Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos).
Critérios de ensino-aprendizagem:
Destaca os lugares sagrados existentes no Brasil, reconhecendo as
características desses lugares.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES[1]
1. Construir,
com as crianças em pequenos grupos, croquis[2] da sala de aula. Cada
criança deverá identificar o seu lugar através de um desenho, letra e/ou
símbolo. Cada grupo deve apresentar o seu croqui para a turma para que as
outras crianças tentem adivinhar de quem é o lugar marcado.
2. A
partir daí explicar que os lugares sagrados possuem algumas características que
permitem que nós os identifiquemos.
3. Com
o auxílio dos netbooks ou no laboratório de informática com as crianças em
dupla, fazer um “tour virtual” por lugares sagrados (algumas sugestões abaixo)
e pedir que as crianças anotem características desses lugares. (Sugestões:
Igreja católica na cidade de Ouro Preto[3], Templo
budista de Três Coroas[4], Terreiro de Umbanda em
Curitiba[5] e Cataratas
em Foz do Iguaçu[6]).
4. Proporcionar
um momento para que as crianças falem sobre seus apontamentos, observar se elas
conseguem identificar a qual matriz ou organização cada uma pertence, etc.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2]
Modelo em anexo.
[3] https://www.google.com/culturalinstitute/beta/streetview/cidade-hist%C3%B3rica-de-ouro-preto/kQGOio8xjZ7B_w?sv_lng=-43.502833293433184&sv_lat=-20.38621251725561&sv_h=173.3957923049809&sv_p=0.5613884448412279&sv_pid=4Y_0AWMDe7q_-cD6vVf4zg&sv_z=1.0000000000000002
[4] https://www.google.com.br/maps/uv?hl=pt-BR&pb=!1s0x951924e3e62ee177:0x2c76fe743d69fe51!2m19!2m2!1i80!2i80!3m1!2i20!16m13!1b1!2m2!1m1!1e1!2m2!1m1!1e3!2m2!1m1!1e5!2m2!1m1!1e4!3m1!7e115!4shttps://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname%3D107510252486814205571%26id%3D6323917904610102690%26target%3DPHOTO!5stour+virtual+templo+budista+rio+grande+do+sul+-+Pesquisa+Google&imagekey=!1e3!2s-YH2jiKkpqzc/V8MR1CUEjaI/AAAAAAAAAEQ/2yKClhp-NZIlhhiSeyfadiLPPZ6gN92sQCJkC&sa=X&ved=0ahUKEwjF44-Jz4_SAhUGxpAKHdAlBSQQoioIhAEwCg
[5] https://www.360cities.net/image/boiadeiros
[6] https://www.google.com/culturalinstitute/beta/streetview/cataratas-do-igua%C3%A7u/gwGN-7nIEdc_Ow?sv_lng=-54.43769443007045&sv_lat=-25.69089426619324&sv_h=168.20047597443914&sv_p=-3.559690677963758&sv_pid=YpfMMfSy2XKhYu66kczAFg&sv_z=1.0000000000000002
Croqui da sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário