Objetivo:
Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no contexto onde vive.
Conteúdo:
Lugares Sagrados (naturais e construídos) da comunidade em espaços de vivência
e referência, contemplando as quatro matrizes.
Critérios de ensino-aprendizagem:
Identifica os lugares sagrados existentes no contexto onde vive, reconhecendo
as características destes lugares.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES[1]:
1.
Pedir que cada criança imagine sua casa
e as coisas que tem nos arredores. Depois, cada um deve representar isso
através de desenho.
2.
Pedir que as crianças tentem se lembrar se neste
trajeto existe algum lugar sagrado (igreja, sinagoga, templo, terreiro, bosque
etc.), neste momento a professora (professor) deverá explicar o que é um lugar
sagrado.
3.
Mostrar um mapa (pode ser usado o do google maps)
do entorno da escola, destacando os lugares sagrados. Perguntar às crianças se
eles conhecem ou frequentam algum destes lugares ou se sabem o que são.
4.
Trazer imagens de lugares sagrados
próximos à escola, contemplando as quatro matrizes, perguntando se as crianças
os conhecem, permitindo que cada criança fale sobre os lugares e complementando
as informações.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário