Objetivo:
Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no Brasil.
Conteúdo:
Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos).
Critérios de ensino-aprendizagem:
Identifica os lugares sagrados existentes no Brasil.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES[1]:
1.
Apresentar imagens de diferentes lugares
sagrados e seculares, contemplando as quatro matrizes, e de lugares não sagrados.
Sem identifica-los, apenas mostrar as figuras e/ou fotografias.
2.
Distribuir as imagens, uma para cada
criança e, no quadro negro ou em um cartaz próprio, desenhar duas colunas:
SAGRADO e SECULAR. Explicar o conceito de cada um. Pedir que cada criança
coloque a imagem recebida na coluna correspondente, auxiliar se e quando
necessário. Escrever o nome da organização a que a imagem pertence ou o nome do
lugar.
SAGRADO
|
SECULAR
|
3. Passar
o vídeo, disponível no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=YWtwkVTMzLU), “A lenda do monte Pascoal”[2] Explicar para as crianças
que, devido ao fato que aconteceu neste monte ele se tornou um lugar sagrado
para aquela comunidade.
4. A
partir da história, realizar uma roda de conversa para que as crianças digam “O
que torna um lugar sagrado”? Pode-se pedir que as crianças escrevam suas
respostas em uma folha sulfite e ilustrem com um lugar que é sagrado para elas.
As folhas podem ser reunidas em um livro de lugares sagrados da turma.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] "Esse filme ajudará no fortalecimento dos
Pataxós, tanto por retratar alguns momentos ritualísticos, como por ajudar na
divulgação de nossa cultura".
Índio Tonon
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