Objetivo:
Conhecer a diversidade religiosa no contexto em que vive.
Conteúdo:
Organizações religiosas da comunidade em espaços de vivência e referência,
contemplando as quatro matrizes.
Critérios de ensino-aprendizagem:
Reconhece a diversidade religiosa no contexto em que vive.
SUGESTÕES
DE ATIVIDADE[1]
1.
Fazer crachás com o nome completo das
crianças e organizá-los em círculo (no chão ou sobre as cadeiras), cada criança
deverá ficar no local de seu crachá segurando-o nas mãos. Com a lista de
chamada, chamar as crianças pelo nome completo e, ao chamar uma criança
comentar que possuem nomes iguais ou falar que conhece alguém de mesmo nome
(Ex.: Maria Eduarda Souza, sabia que minha avó também se chama Maria?). Ao
terminar a chamada indagar: “Vocês já perceberam que várias pessoas tem o nome
igual? Como a gente faz pra saber que a Maria aqui da sala e a Maria, minha
avó, não são a mesma pessoa?” A partir das respostas das crianças explicar a
função do sobrenome na organização da sociedade e que ele serve para mostrar a
qual grupo familiar aquela pessoa pertence.
2.
Os sobrenomes servem para organizar as
pessoas de uma mesma família, e na escola como se dá esta organização? Na
escola nos organizamos por idade e pelo que vamos aprender. As pessoas que
acreditam em algum deus, entidade, orixá, etc. se organizam em religiões.
Através de agenda, ou caderno próprio, enviar um questionário às famílias com
as seguintes perguntas: 1. As pessoas de sua família possuem religião? 2. Em
caso de resposta positiva, todas as pessoas da sua casa seguem a mesma
religião? 3. Qual(is) a(s) religião(ões) a criança frequenta?
3.
A partir das respostas trazidas pelas
crianças, a professora/professor poderá organizar seu planejamento para começar
a mostrar elementos das organizações religiosas, começando pelas conhecidas
pelas crianças e trazendo as matrizes que não forem contempladas. Nesse momento
é interessante retomar o trabalho realizado no conteúdo de lugares sagrados com
o livro “Onde está Deus?”.
4.
Se for possível fazer uma caminhada no
entorno da escola para ver os lugares sagrados e, assim, as organizações
religiosas do entorno ou trazer fotos das igrejas, templos, terreiros, etc. que
ficam próximos da escola e, portanto fazem parte do cotidiano das crianças.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
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