Objetivo: Reconhecer
as diferentes formas de organização das religiões presentes no Brasil.
Reconhecer
a estrutura hierárquica das religiões presentes no contexto em que vive.
Conteúdo:
Organizações religiosas do Brasil.
Estrutura
hierárquica (liderança religiosa/personalidade)
Critérios de ensino-aprendizagem: aponta
diferentes formas de organização religiosa presentes no Brasil.
Reconhece
a estrutura hierárquica das religiões presentes no contexto em que vive.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]
1.
Realizar o “caça-palavras[2]” em anexo. Acrescentar na
lista de religiões presentes no caça-palavras, algumas das matrizes não
contempladas. A partir desta lista, pesquisar, com as crianças como cada uma
dessas religiões chegou ao Brasil.
2.
Para a pesquisa solicitar que os alunos deem
atenção ao nome da liderança (padre, babalorixá, pajé, sacerdote, etc.)
3.
Pesquisar, com as crianças, imagens dessas
lideranças e de suas respectivas organizações (templo, terreiro, etc.) no
Brasil e construir um jogo de memória.
4.
Assistir ao vídeo “ A vida de Buda”[3], disponível no youtube
para que as crianças vejam como ele se tornou uma liderança religiosa. Explicar
que, assim como Sidartha, teve de estudar e passar por várias etapas, os
líderes de outras organizações também precisam passar por muito tempo de estudo
e dedicação para assumir o papel de sacerdote nas organizações religiosas.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2]
Caça-palavras adaptado do site “Smartkids”.
[3] Da
coletânea “Religiões do mundo – histórias animadas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iCOj-gCynlY&list=PLE6012C733BAE0F96&index=5
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