2º
ANO
Objetivo: Reconhecer
a existência dos alimentos sagrados nas organizações religiosas.
Conteúdo: Alimentos
sagrados.
Critérios de ensino-aprendizagem: Reconhece
alguns alimentos sagrados das organizações religiosas.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES[1]:
1. Assistir
ao comercial de guaraná, que tem o música da pipoca.[2] Fazer uma roda de conversa
sobre a função do comercial. Se possível trazer pipoca para degustação. Na roda
de conversa perguntar “pipoca te lembra o quê?” A partir das respostas
ressaltar que para algumas pessoas, que seguem religiões de matriz africana
como a Umbanda e o Candomblé, a pipoca lembra um orixá e que a pipoca é um
alimento sagrado, ou seja muito especial, para essas pessoas.
2. Trazer
outros exemplos de alimentos sagrados de diferentes organizações religiosas
contemplando as 4 matrizes.
3. Contar
a história de cada alimento e o porquê de ele ser considerado sagrado para
aquela organização.
4. Fazer
uma “feira de degustação” de alimentos sagrados, nessa feira as crianças
poderão apresentar aos colegas ou às famílias o alimento, seu significado e a
que organização pertence e depois todos degustarem juntos.
5. Pedir
que as famílias enviem para a escola receitas de alimentos especiais (aqueles
que são feitos somente em ocasiões específicas ou que tem um significado, uma
lembrança especial para a família) e construir um “Livro de receitas especiais”
colocando o nome da criança e o motivo de ser especial ao final da receita.
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