6º ano
Objetivo:
compreender a diversidade religiosa do mundo, construindo o seu referencial de
entendimento das diferenças.
Compreender
a existência do Sagrado Feminino na diversidade religiosa.
Conhecer
diferentes organizações místico-filosóficas.
Conteúdo:
organizações religiosas do mundo.
O
sagrado feminino.
Organizações
místico-filosóficas.
Critérios de ensino-aprendizagem: relaciona
e compreende as diferentes formas de organizações religiosas presentes no
mundo.
Descreve
e compreende o sagrado feminino na diversidade religiosa.
Reconhece
diferentes organizações místico-filosóficas.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADE[1]
1.
Pedir aos alunos que desenhem, em meia folha
sulfite, uma bruxa. Os desenhos devem ser colados em uma cartaz ou no quadro da
sala. Depois disso, apresentar a série fotográfica “Women of Power”, que mostra
as bruxas modernas da Polônia. Permitir que os alunos façam suas observações.
2.
Propor uma pesquisa sobre as mulheres em
diferentes religiões ao redor do mundo, iniciando pelas religiões pesquisadas
no conteúdo Lugares Sagrados.
3.
Algumas mulheres tiveram uma importância
muito grande na religião e, consequentemente na história. Pesquisar mulheres
que tiveram essa importância como Joana D’Arc. Mostrar aos alunos que, algumas
dessas pessoas serviram de inspiração para a criação de ordens
místico-filosófica, como a “Ordem Sagrada das filhas de Joana D’Arc”. A partir
daí pesquisar outras ordens místico-filosóficas e/ou sociedades secretas.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
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