4º ano
Objetivo:
Reconhecer o papel exercido por homens e mulheres na estrutura hierárquica das
organizações religiosas.
Conteúdo:
atuações de homens e mulheres nas organizações religiosas.
Estrutura
hierárquica (liderança religiosa/personalidade)
Critérios de ensino-aprendizagem:
reconhece e identifica o papel exercido por homens e mulheres na estrutura
hierárquica das organizações religiosas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]
1.
Assistir a dois vídeos sobre o papel da
mulher em diferentes organizações religiosas (disponíveis no youtube)[2]. Fazer uma roda de
conversa sobre os dois vídeos. Neste momento as crianças devem ser estimuladas
a falar sobre as suas experiências, ou seja, se frequentam alguma religião,
deixar que falem sobre como são as mulheres que a frequentam, se existe alguma
regra com relação à vestimenta, lugar de sentar dentro do templo, papel que
desempenha nos momentos de reunião, etc.
2.
Fazer a leitura de um trecho do livro
“Malala” ou outro que conte a história de uma mulher forte ligada à religião.
Pedir que as crianças pesquisem, com sua família e/ou conhecidos que frequentam
alguma organização religiosa como se dividem os papéis de homens e mulheres
dentro da organização.
3.
Nesse conteúdo pode-se fazer um paralelo com
a sociedade em que a criança se encontra inserida questionando-as se na escola,
na família, etc. existem diferenças no trabalho de homens e mulheres. Trazer
imagens e textos que mostrem mulheres como líderes religiosas (mãe menininha,
monja Kohen, etc.) e em diferentes profissões e posições na política (mulheres
bombeiras, policiais, chefes de Estado, etc.).
4.
Pesquisar a história de mulheres que foram
líderes religiosas e, ganharam certo destaque, trazendo benefícios para sua
organização religiosa e para a sociedade. Produzir textos sobre elas e
agrupá-los em um livro da turma.
[1] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] Lembrando que as aulas de Ensino
Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades
acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
https://www.youtube.com/watch?v=vMFA9Hk8E8c
Nenhum comentário:
Postar um comentário