5º ano
Objetivo:
Reconhecer que as religiões do mundo possuem diferentes formas de organização.
Conteúdo:
organizações religiosas do mundo.
Estrutura
hierárquica (liderança religiosa/personalidade).
O
sagrado feminino
Critérios de ensino-aprendizagem:
Identifica e compreende as diferentes formas de organizações religiosas
presentes no mundo.
Caracteriza
a estrutura hierárquica das religiões presentes no mundo.
Identifica
e compreende o sagrado feminino na diversidade religiosa.
SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]
1. Assistir ao vídeo “Quatro cântaros – Mataji –
As mães Sagradas”[2]
observar que a música traz os nomes de Lakshmi e Oxum, divindades femininas do
hinduísmo e candomblé respectivamente. Explorar com as crianças a história
destas duas entidades e questioná-las sobre a existência de outras deusas,
entidades e/ou divindades femininas. Apresentar que, em algumas organizações
religiosas não existe uma “deusa” mas sim mulheres que, devido a sua
contribuição se tornaram sagradas (ex.: Maria – mãe de Jesus).
2. Fazer
a dobradura da flor de lótus, símbolo da deusa Lakshmi. Colar em um TNT ou
crepom azul, representando um rio (em referência a Oxum).
3. Observar
as organizações religiosas pesquisadas, qual a sua origem, costumes, etc.
destacando a estrutura hierárquica e a divisão de papéis dentro da mesma. Por
exemplo: no candomblé homens e mulheres podem desempenhar a função de sacerdote,
que recebe o nome de babalorixá ou ialorixá, dependendo do gênero. Na Igreja
católica homens podem se tornar padres e mulheres freiras, porém as funções
dentro da igreja são diferentes. E assim por diante, lembrando de contemplar as
quatro matrizes.
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