segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

LUGARES SAGRADOS - EJA



EJA[1]
Objetivo: Compreender o significado de sagrado e observar a diversidade de lugares sagrados no contexto em que vive.
Conteúdo: Lugares Sagrados naturais e construídos.
Critérios de ensino-aprendizagem: Compreende a diversidade de lugares sagrados e o seu significado para cada pessoa.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE

1.    Roda de conversa, cujo disparador é a pergunta: “O que é sagrado?”. Cada aluno que quiser falar poderá dar sua definição, lembrando que essa definição é bastante pessoal. Para finalizar a roda, o professor poderá trazer o que o dicionário diz que é “sagrado”.
2.    Imprimir um mapa (do google maps) do entorno da escola, destacando os lugares sagrados próximos. Conversar com os alunos sobre estes lugares e, com o auxílio dos conceitos de geografia observar a localização, distância, etc. com relação à escola. Os alunos também podem acrescentar os lugares que o google não marcou.
3.    Perguntar se os alunos conhecem outros lugares sagrados, mesmo que distantes da escola e pesquisar imagens e origens dos mesmos.


[1] A Educação de Jovens e Adultos possui algumas especificidades com relação aos conteúdos. Como as salas são multisseriadas a organização dos conteúdos, objetivos e critérios se mostra de maneira diferenciada. Nessas turmas, a aula os conteúdos de Ensino Religioso aparecem inseridos em práticas de outros componentes e não possuem professor específico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário