terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS - CICLO I



3º ano
Objetivo: Reconhecer as diferentes formas de organização das religiões presentes no Brasil.
Reconhecer a estrutura hierárquica das religiões presentes no contexto em que vive.
Conteúdo: Organizações religiosas do Brasil.
Estrutura hierárquica (liderança religiosa/personalidade)
Critérios de ensino-aprendizagem: aponta diferentes formas de organização religiosa presentes no Brasil.
Reconhece a estrutura hierárquica das religiões presentes no contexto em que vive.

SUGESTÕES DE ATIVIDADE[1]

1.    Realizar o “caça-palavras[2]” em anexo. Acrescentar na lista de religiões presentes no caça-palavras, algumas das matrizes não contempladas. A partir desta lista, pesquisar, com as crianças como cada uma dessas religiões chegou ao Brasil.
2.    Para a pesquisa solicitar que os alunos deem atenção ao nome da liderança (padre, babalorixá, pajé, sacerdote, etc.)
3.    Pesquisar, com as crianças, imagens dessas lideranças e de suas respectivas organizações (templo, terreiro, etc.) no Brasil e construir um jogo de memória.
4.    Assistir ao vídeo “ A vida de Buda”[3], disponível no youtube para que as crianças vejam como ele se tornou uma liderança religiosa. Explicar que, assim como Sidartha, teve de estudar e passar por várias etapas, os líderes de outras organizações também precisam passar por muito tempo de estudo e dedicação para assumir o papel de sacerdote nas organizações religiosas.


[1] Lembrando que as aulas de Ensino Religioso têm duração de 50 minutos e, por esta razão estas atividades acontecerão em aulas diferentes no decorrer do trimestre.
[2] Caça-palavras adaptado do site “Smartkids”.
[3] Da coletânea “Religiões do mundo – histórias animadas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iCOj-gCynlY&list=PLE6012C733BAE0F96&index=5


Nenhum comentário:

Postar um comentário