sexta-feira, 16 de setembro de 2016

LUGARES SAGRADOS - 4º ANO

Conteúdo: Lugares Sagrados do Brasil (naturais e construídos)

Objetivo: Reconhecer os lugares Sagrados do Brasil

Metodologia:

Mobilização para o conhecimento:

No laboratório de informática (ou em sala com os netbooks, uma ideia legal é trazer o datashow para a sala e a professora/professor conduzir o "passeio"), fazer o tour virtual do link abaixo:

Visita à cidade histórica de Ouro Preto


Durante o tour as crianças poderão falar sobre suas impressões da cidade. Dar um destaque para a parte da Igreja.

Construção do Conhecimento:
Destacar a importância dos lugares sagrados para os integrantes das organizações religiosas. Neste momento a sugestão é fazer uma roda de conversa e deixar que as crianças falem sobre os lugares sagrados que elas já conhecem ou ouviram falar. Nesta roda trazer as seguintes reportagens (links nos títulos):

Terreiro de umbanda é destruído e polícia apura suposto crime de ódio

 

Mirante Rural destaca queimada em terras indígenas do Maranhão

 

Semáforos de BH ajudam a identificar igrejas

 

Monte Hakone completa 66 anos de fundação em Mogi das Cruzes

 

Elaboração da síntese do conhecimento:

 Com as reportagens apresentadas na roda de conversa, as crianças deverão se dividir em 4 grupos, cada grupo será responsável por apresentar uma das reportagens, bem como sua opinião sobre o assunto. O intuito desta apresentação é levantar o tema "Intolerância", mostrar que as reportagens refletem a falta de respeito com o lugar sagrado das matrizes indígena e africana. Esta apresentação pode ser gravada e apresentada para as famílias em um reunião pedagógica ou sábado da família.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário