Conteúdo: Lugares sagrados (naturais e construídos) da comunidade, em espaços de vivência e referência, contemplando as quatro matrizes.
Objetivos: Identificar a diversidade de lugares sagrados existentes no contexto onde vive.
Metodologia:
Mobilização para o conhecimento:
Assistir ao vídeo "PAJERAMA"
O vídeo mostra um indígena que vê o seu espaço ser invadido pelo homem branco e suas estruturas (prédios, fábricas, carros etc.)
Questionar os alunos nos seguintes aspectos:
1. por que o menino ficou tão assustado?
2. por que a natureza é tão importante para os povos indígenas?
Neste momento é importante ressaltar que além de ser a fonte de recursos para a vida dos indígenas, a natureza é o "Lugar Sagrado" destes povos e, por isso deve ser respeitado.
Construção do conhecimento:
Quais lugares sagrados temos próximos da escola?
Pedir que as crianças desenhem os lugares sagrados que elas já viram. Cada um poderá mostrar o seu desenho para os colegas e falar sobre este lugar, se já entrou pra conhecer, se fica no caminho para a escola, etc.
Quando terminarem a professora/professor poderá mostrar imagens de lugares sagrados (das quatro matrizes) que ficam em Curitiba. Exemplos:
Mesquita
Primeira Igreja Batista
Terreiro do Pai Maneco
Templo Budista
Aldeia Urbana
Elaboração da síntese do conhecimento:
Confeccionar, com as crianças um jogo de memória, este jogo pode ser confeccionado com fotos ou com imagens feitas pelas crianças (acho a segunda opção mais interessante e significativa). Este jogo pode ser usado nas aulas de Ensino Religioso, nos recreios, dias de chuva e nos sábados com as famílias.
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