segunda-feira, 13 de outubro de 2014

IANSÃ

Oiá ou Iansã dirige o vento, as tempestades e a sensualidade feminina. É a senhora do raio e soberana dos espíritos do mortos, é ela quem encaminha para o outro mundo. São muitas as lendas sobre ela, vamos ver o mito de nascimento de Iansã:

     UM REI TINHA UMA FILHA CHAMADA ALA. ELE QUERIA CASÁ-LA COM UM PRÍNCIPE PODEROSO. NO ENTANTO, A PRINCESA JÁ TINHA UM AMANTE DO QUAL ESPERAVA UM FILHO. ASSIM QUE O REI SOUBE DO FATO, RESOLVEU MATAR ALA.COM UM BARCO, LEVOU A PRINCESA ATÉ O MEIO DO RIO (ESTE RIO ERA A CASA DE OXUM, RAINHA DA ÁGUA DOCE). A ÚNICA TESTEMUNHA DO OCORRIDO ERA O PAPAGAIO DO REI.
     ALGUM TEMPO DEPOIS ALGUNS PESCADORES VIRAM UMA CAIXA BOIANDO NO RIO. DENTRO DA CAIXA HAVIA UMA CRIANÇA, ASSUSTADOS E COM MUITO MEDO ABANDONARAM A CAIXA, COM A CRIANÇA, NA BEIRA DO RIO. POR ALI PASSOU OUTRA EMBARCAÇÃO, ATRAÍDOS PELO CHORO DA CRIANÇA, OS VIAJANTES SE APROXIMARAM DA MARGEM E RECOLHERAM A CRIANÇA LEVANDO-A À PRESENÇA DO REI.
     O REI FICOU FELIZ COM O PRESENTE E APRESENTOU A CRIANÇA À TODOS COO SUA FILHA. (NA VERDADE ELA SE SENTIA SOZINHO E TINHA SAUDADES DA FILHA QUE ELE MESMO AFOGOU) ELE RESOLVEU DAR UMA FESTA PARA A FILHA QUE ACABARA DE ADOTAR. QUANDO ESTAVAM TODOS REUNIDOS O PAPAGAIO CONTOU À TODOS O QUE O REI HAVIA FEITO E DISSE QUE A MENINA NASCERA NA CASA DE OXUM. AO PERCEBER QUE A CRIANÇA ERA SUA NETA, O REI IMEDIATAMENTE DEVOLVEU-A AO RIO.
     ESTA CRIANÇA, PROTEGIDA DE OXUM, ERA IANSÃ.






Nenhum comentário:

Postar um comentário